Filipinas estabelece teto para preços de carne suína e frango, enquanto a inflação de alimentos dispara

Publicado em 01/02/2021 09:30

LOGO REUTERS

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, assinou na segunda-feira um decreto-executivo determinando tetos para os preços de carne suína e de frango na região da capital, já que a carne mais cara impulsionou a inflação de alimentos a um nível de dois dígitos.

Os preços da carne suína no varejo nas Filipinas, o sétimo maior importador de carne suína do mundo antes que a demanda local caísse devido à pandemia do coronavírus, aumentaram mais de 50% em janeiro em relação ao ano anterior, quando a peste suína africana atingiu as fazendas de suínos.

A resultante crise na oferta de carne suína também manteve os preços do frango elevados à medida que a demanda aumentou, apesar do excesso de oferta doméstica de carne de frango.

A pressão altista sobre os preços da carne suína e do frango ganhou impulso durante o feriado de Natal, empurrando a inflação anual de carnes para 10% em dezembro, e somando-se à inflação geral que atingiu 3,5%, o maior nível em quase dois anos.

O aumento da inflação, que os economistas esperam estar acima do ponto médio do intervalo da meta do governo para todo o ano de 2% -4% em janeiro, pode colocar o banco central sob pressão para reverter sua política monetária acomodatícia destinada a apoiar a pandemia doméstica economia.

Os preços da carne suína nos mercados da região metropolitana de Manila agora devem ser vendidos a 270-300 pesos ($ 5,62- $ 6,24) por quilo, a partir de mais de 400 pesos em alguns pontos de venda desde dezembro, de acordo com o pedido de Duterte.

O preço do frango preparado agora está cotado em 160 pesos por kg, a partir de 200 pesos por kg.

Para estabilizar os preços, o secretário da Agricultura, William Dar, disse em janeiro que as importações de carne suína podem triplicar este ano, para 162 mil toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário