Filipinas estabelece teto para preços de carne suína e frango, enquanto a inflação de alimentos dispara

Publicado em 01/02/2021 09:30

LOGO REUTERS

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, assinou na segunda-feira um decreto-executivo determinando tetos para os preços de carne suína e de frango na região da capital, já que a carne mais cara impulsionou a inflação de alimentos a um nível de dois dígitos.

Os preços da carne suína no varejo nas Filipinas, o sétimo maior importador de carne suína do mundo antes que a demanda local caísse devido à pandemia do coronavírus, aumentaram mais de 50% em janeiro em relação ao ano anterior, quando a peste suína africana atingiu as fazendas de suínos.

A resultante crise na oferta de carne suína também manteve os preços do frango elevados à medida que a demanda aumentou, apesar do excesso de oferta doméstica de carne de frango.

A pressão altista sobre os preços da carne suína e do frango ganhou impulso durante o feriado de Natal, empurrando a inflação anual de carnes para 10% em dezembro, e somando-se à inflação geral que atingiu 3,5%, o maior nível em quase dois anos.

O aumento da inflação, que os economistas esperam estar acima do ponto médio do intervalo da meta do governo para todo o ano de 2% -4% em janeiro, pode colocar o banco central sob pressão para reverter sua política monetária acomodatícia destinada a apoiar a pandemia doméstica economia.

Os preços da carne suína nos mercados da região metropolitana de Manila agora devem ser vendidos a 270-300 pesos ($ 5,62- $ 6,24) por quilo, a partir de mais de 400 pesos em alguns pontos de venda desde dezembro, de acordo com o pedido de Duterte.

O preço do frango preparado agora está cotado em 160 pesos por kg, a partir de 200 pesos por kg.

Para estabilizar os preços, o secretário da Agricultura, William Dar, disse em janeiro que as importações de carne suína podem triplicar este ano, para 162 mil toneladas.

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário