Frango vivo e o farelo de soja: menor poder de compra do século

Publicado em 05/02/2021 08:40

Neste ano, em pouco mais de 20 dias de negócios, o farelo de soja alcança preços que são recorde histórico e que se encontram, na média, cerca de 50% mais altos que em 2020. Ou 133% acima da média de 2019. Nesse mesmo espaço de tempo os preços do frango vivo evoluíram 16,5% e 31%, respectivamente.

Resumindo, o frango vivo se encontra com um baixíssimo poder de compra em relação àquela que é uma de suas matérias-primas básicas, o farelo de soja. Na realidade, o menor poder de compra deste século, ou seja, desde 2001. É provável, no entanto, que seja o menor de todos os tempos.

O gráfico abaixo sintetiza o comportamento do mercado nos últimos cinco anos. Neste início de fevereiro uma tonelada de frango vivo adquire não mais que 1,5 tonelada de farelo de soja, volume quase um quarto menor que os 1.970 kg adquiridos em 2020. Ou 44% inferior às 2,675 toneladas de 2019.

Analisada a questão sob o ângulo do volume de frangos vivos necessários para adquirir um
volume “x” de farelo de soja constata-se, por exemplo, que em fevereiro de 2017 uma tonelada do produto foi adquirida com a venda de cerca de 380 kg de frango vivo. No momento, a aquisição do mesmo volume de farelo de soja exige perto de 680 kg de frango vivo, ou seja, quase 80% mais que cinco anos atrás.

Felizmente para o produtor avícola, um dos itens perseguidos no melhoramento das linhagens de frango em criação é o aumento da conversão alimentar, ou seja, mais carne com menos ração. Não fosse isso, os desafios atuais seriam imensuravelmente maiores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário