Contratos futuros de suínos na China e ações de empresa sobem devido a surtos de doenças

Publicado em 08/02/2021 08:05 e atualizado em 08/02/2021 08:36

LOGO REUTERS

O contrato futuro de suínos mais ativo da China subiu mais de 4% na segunda-feira (8) e as ações do maior produtor de suínos do país subiram depois que relatórios recentes destacaram surtos de doenças graves no maior rebanho suíno do mundo.

Os relatórios alimentaram as preocupações dos investidores sobre a oferta de suínos e as apostas de que os preços vão subir.

O contrato futuro de suínos fechou 4,08% mais firme, a 26.900 yuans (US $ 4.166,15) por tonelada, o maior valor desde as negociações da Bolsa de Commodities de Dalian, lançado no mês passado.

As ações da Muyuan Foods, maior criadora de suínos do país, subiram 9,3% na segunda-feira, para 116 yuans.

Tanto os futuros quanto as ações da empresa começaram a subir na semana passada, em meio a intensas discussões sobre a extensão da doença no rebanho de suínos do país.

A Reuters relatou no mês passado que novas cepas de peste suína africana estavam afetando a produção em fazendas de reprodução na China.

“Recentemente, muitos especialistas vieram falar sobre isso”, disse um analista sênior de futuros que não quis ser identificado. Isso desencadeou uma mudança no sentimento do investidor que inicialmente estava pessimista sobre os futuros de suínos quando o contrato foi lançado em 8 de janeiro devido às expectativas de recuperação da oferta.

A reviravolta é comparável ao início de 2019, quando o mercado começou a entender a gravidade da peste suína, alimentando uma recuperação do mercado de ações, disse Xiao Lin, analista do fundo de investimento Win & Fun Investment de Shenzhen.

“Tanto o inverno de 2018 quanto o inverno de 2020 viram reduções relativamente grandes na capacidade. Depois que as pessoas entendem a situação, começam a comprar ações ”, disse ela.

Analistas e participantes da indústria também disseram à Reuters neste mês que os surtos de outras doenças estão afetando a produção este ano.

O governo até agora não confirmou os relatórios. Ele não respondeu ao pedido de comentários da Reuters na segunda-feira.

Pequim relata poucos dados sobre surtos de doenças em fazendas chinesas, mas vários analistas apontaram nos últimos dias um impacto significativo no rebanho reprodutor da China.

As opiniões do analista minam a previsão oficial de que o rebanho suíno se recupere totalmente no primeiro semestre de 2021 de uma devastadora epidemia de peste suína africana que começou em 2018.

“Os danos causados ​​pela epidemia neste inverno foram muito mais graves do que no ano passado”, disse o analista da Cofco Futures, Xiong Kuan, em relatório divulgado no domingo.

A febre suína exterminou cerca de metade do rebanho da China em 2019, um ano depois de chegar ao país, empurrando os preços da carne suína para níveis recordes e alimentando a maior inflação ao consumidor em anos.

Apesar do grande investimento na reconstrução do rebanho desde então, um surto de doenças durante o inverno prejudicará os esforços para reduzir os preços da carne suína.

Xiong estimou que 20% das porcas no norte da China foram afetadas pela peste suína nos últimos meses e até 30% em algumas partes do sul.

A Hua'an Futures citou dados da Yongyi Consulting em uma nota no domingo mostrando que os estoques de porcas reprodutoras diminuíram em dezembro de 2020 e janeiro de 2021 em 1,68% e 4,99%, respectivamente, e estavam 37% mais baixos do que antes do surgimento da peste suína.

Os altos preços dos leitões, que estão perto de 1.600 yuans por um porco de 7 quilos, indicam uma grande perda de leitões, disse Xiong em um relatório na segunda-feira.

Uma oferta menor de leitões, além dos altos custos de ração, aumentará o custo de produção de suínos acabados, impulsionando participantes integrados como a Muyuan, disseram os analistas.

"A China vai abater 529 milhões de porcos em 2021, um aumento de apenas 0,4% ano a ano, e os preços dos suínos devem permanecer altos", disse Wang Ying, analista da Hua'an, na segunda-feira.

Xiao, a analista de fundos de investimento, revisou sua previsão de preços médios dos suínos este ano para 28 yuans de 25 yuans.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário