Hong Kong: Amostras locais de suínos testam positivo para peste suína africana

Publicado em 08/02/2021 09:00

O Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação (AFCD) de Hong Konganunciou que as amostras retiradas de uma fazenda de suínos local tiveram resultado positivo para o vírus da Peste Suína Africana (PSA).

Um porta-voz da AFCD disse: "As amostras em questão foram retiradas de uma fazenda de suínos licenciada em Wong Nai Tun, Yuen Long. De acordo com o plano de contingência da PSA, a AFCD suspendeu imediatamente todos os suínos a serem transportados da fazenda em questão até novo aviso. A AFCD também inspecionou a granja de suínos em questão e coletou amostras de animais em galpões diferentes para teste. Os seis suínos com resultado positivo estavam todos no mesmo galpão. Havia cerca de 240 porcos neste galpão e todos serão sacrificados.

"Os resultados dos testes de suínos em outros galpões da fazenda foram todos negativos. A equipe da AFCD não encontrou nenhuma anormalidade nas condições de saúde dos suínos durante a inspeção. Dado o fato de que há medidas de biossegurança rigorosas implementadas na fazenda para minimizar a risco de infecção, e que todos os galpões são estruturas separadas sem qualquer ligação entre eles, observação e testes adicionais são considerados apropriados, sem a necessidade de abate de quaisquer porcos em outros galpões nesta fase, após consulta a especialistas internacionais na área. Limpeza e desinfecção completas O AFCD continuará a investigar e rastrear a origem do vírus, bem como notificar a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e providenciar para que as amostras sejam enviadas a um laboratório de referência da OIE para testes adicionais. "

O porta-voz destacou que a PSA não é uma doença zoonótica e não infecta humanos, portanto, não causa nenhum risco à segurança alimentar. Carne de porco bem cozida é segura para consumo. Os membros do público não precisam se preocupar.

Ele disse ainda: "A equipe da AFCD inspecionou imediatamente as três fazendas de suínos dentro de três quilômetros da fazenda índice. Nenhuma anormalidade foi encontrada na saúde desses porcos. Por uma questão de prudência, a AFCD também suspendeu temporariamente os movimentos de porcos nessas fazendas e coletará amostras de porcos para teste para garantir que não haja infecção nas fazendas. Não foram recebidos relatórios de anormalidades de fazendas de suínos fora da zona de três quilômetros. A equipe do AFCD intensificará a inspeção de todas as fazendas de suínos locais; certifique-se de medidas de biossegurança foram devidamente implementados; e continuar a vigilância para detectar porcos com anomalias e se uma granja foi infectada o mais cedo possível. "

O caso em apreço não afecta o funcionamento dos matadouros locais nem a oferta global de suínos vivos. Desde junho de 2019, foi imposto nos matadouros Sheung Shui e Tsuen Wan um acordo de liberação diária pelo qual os porcos vivos serão abatidos dentro de 24 horas após a admissão. De acordo com o acordo, covis em diferentes áreas dos matadouros serão limpos e submetidos a uma limpeza e desinfecção completas todos os dias para aumentar ainda mais a biossegurança e minimizar o risco de infecção entre porcos nos matadouros.

O Departamento de Higiene Alimentar e Ambiental e a AFCD continuarão a conduzir rigorosamente a limpeza e desinfecção dos veículos de transporte de suínos vivos do continente e suas contrapartes para suínos locais em matadouros para minimizar o risco de infecção cruzada de PSA. Os veículos de suínos vivos do Continente e os locais devem ser completamente limpos e desinfetados cada vez que saem do Matadouro Sheung Shui (SSSH). E as respectivas posições designadas para sua limpeza e desinfecção são separadas. Mão de obra e equipamentos do SSSH foram reforçados imediatamente para limpeza e desinfecção dos veículos. À luz dessas medidas intensificadas, os matadouros não precisam ser fechados e outros suínos não precisam ser sacrificados.

A AFCD produziu muitos itens promocionais divulgando informações sobre a PSA nos últimos 2 anos, incluindo cartazes e diretrizes sobre procedimentos de limpeza e desinfecção de veículos de transporte de suínos vivos, etc. para fornecer aos criadores de suínos locais informações sobre a PSA, sua infecção e medidas de controle fazendas de suínos devem prestar atenção. A AFCD continuará a aumentar o conhecimento dos criadores de suínos locais sobre a prevenção da PSA por meio de vários canais, incluindo a organização de reuniões e seminários com o comércio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Governo de Hong Kong

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário