Bulgária abate mais de 160 mil patos após surto de gripe aviária

A Bulgária vai abater mais de 160.000 patos após um surto de gripe aviária em duas fazendas de patos, disseram autoridades veterinárias.
O surto ocorreu em duas fazendas do mesmo proprietário na cidade de Slaviyanovo, onde a doença foi relatada em uma fazenda com mais de 99.000 galinhas poedeiras esta semana.
A Agência de Segurança Alimentar disse que não havia ligação tecnológica entre as granjas de patos e a granja e apelou aos fazendeiros da região para manter seus rebanhos e aves de quintal dentro de casa.
“Estaremos abatendo os patos e continuaremos com o abate das galinhas”, disse Ivan Yordanov, chefe da unidade regional da Agência de Segurança Alimentar. “Isso é preocupante, são grandes perdas econômicas”, disse ele à rádio nacional BNR.
Uma série de surtos de gripe aviária foram relatados na Alemanha e em outras partes da Europa nos últimos meses, com suspeitas de aves selvagens estarem espalhando a doença.
O risco da doença para os humanos é considerado baixo, mas surtos anteriores entre aves de criação resultaram em abates extensivos para conter a disseminação.
0 comentário
Diplomacia e status sanitário estimulam as exportações de suínos do Paraná
Exportações de carne de frango e de carne suína registram alta em janeiro
Ovos/Cepea: Preços avançam pela 2ª semana consecutiva; altas chegam a 28%
Frango/Cepea: Preço cai pelo 3º mês seguido e opera no patamar de gripe aviária
Treinamento no RS orienta responsáveis técnicos sobre nova certificação de Granjas de Reprodutores Suínos
Estudo revela colapso precoce do sistema imunológico em suínos infectados pela Peste Suína Africana