Custos de produção para a suinocultura subiram 1,10% em janeiro, segundo a Embrapa

Publicado em 15/02/2021 16:28
Em Santa Catarina, de janeiro de 2020 a janeiro de 2021, peso no bolso do suinocultor aumentou 55,26%

LOGO nalogo

A Embrapa Suínos e Aves divulgou o Índice de Custos de Produção de Suínos (ICPSuíno) referente a janeiro, e os dados mostraram aumento para os inventimentos na atividade, principalmente com a nutrição dos animais. De acordo com o levantamento, em relação a dezembro, houve alta de 1,10% no ICP/Suíno. 

O principal quesito que pesa nas contas do suinocultor, a nutrição dos animais, aumentou 1,62% em janeiro no comparativo com dezembro. No acumulado dos últimos 12 meses, houve um avanço de 41,34%. Atualmente, a alimentação dos suínos representa 82,32% do total investido na atividade.

Santa Catarina, o Estado que lidera a produção de suínos no Brasil, os custos, de forma geral, subiram 5,07% em janeiro, em relação à dezembro de 2020, atingindo R$ 6,63/kg. No que diz respeito à alimentação dos suínos, o avanço foi de 1,5%, chegando a R$ 5,43/kg. 

Ao estender a comparação entre janeiro deste ano com janeiro de 2020, o aumento dos custos de produção na suinocultura em Santa Catarina foi de 55,26%.

O suinocultor e proprietário de um frigorífico em Santa Catarina, Marcos Antônio Spricigo, apontou que mesmo com certa melhora nos preços pagos ao produtor desde o final de janeiro, a relação de troca com os custos de produção ainda é desfavorável ao suinocultor. 

"Os preços de milho e farelo de soja subiram muito além da proporção que o preço do suíno. Este ano de 2021 tem como ponto de atenção os custos de produção, e não deve haver sinal de alívio até, pelo menos, a entrada do milho safrinha no mercado", disse

 

custos de produção suinocultura suínos embrapa janeiro de 2021

Leia Mais:

+ Apesar das altas no preço do suíno vivo em fevereiro, preço do animal não alcança custos de produção, aponta suinocultor

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário