Suinocultura: Alternativa para enfrentar a alta no custo de produção é tema de reuniões entre ABCS e MAPA

Publicado em 22/02/2021 08:04

Atendendo a demanda dos produtores de suínos referente ao aumento dos custos, nos últimos meses, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, juntamente com a equipe de mercado e política da entidade estiveram reunidos com os profissionais da área técnica da Secretária de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). De forma remota, as agendas trataram sobre crédito rural com intuito de construir melhorias ao Plano Safra 2021/2022. Todas as reuniões foram encaminhamentos da última audiência com o secretário SPA, César Halum, que aconteceu no último dia 09 de fevereiro, em Brasília.

CPR – uma alternativa para a suinocultura

A agenda da ABCS, no último dia 17, foi com o secretário adjunto da SPA, José Angelo Mazzillo. Buscando encontrar soluções e alternativas de crédito para o setor, Mazillo fez uma breve explicação sobre a possibilidade de o suinocultor utilizar crédito por meio da Cédula do Produtor Rural (CPR). Ou seja, um título que permite ao produtor rural ou às cooperativas obterem recursos para desenvolver a sua produção e assim viabilizar a produção e a comercialização dos produtos por meio da antecipação de crédito rural. O secretário reforçou que o suinocultor pode negociar os insumos, como milho, soja e até o farelo de soja por meio de CPR e a garantia podem ser, por exemplo, as matrizes. “O primeiro acesso a esse crédito será feito por parte de interessados que já conhecem o histórico do produtor, e o credor tem que ter interesse no seu produto, que como garantia pode ser qualquer coisa, como a matriz, ou a carcaça por exemplo, desde que seja aceito pelos dois lados”, disse o secretário adjunto da SPA.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes a negociação por meio da CPR é muito interessante e pode ser sim uma alternativa para alguns produtores. “Vamos trazer esse tema para dentro da ABCS e assim convidar as afiliadas estaduais para detalharmos a elas a forma que a CPR pode ser utilizada, quebrando barreiras e capacitando o suinocultor”. A reunião online contou também com a presença do diretor executivo da Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (ACRISMAT), Custódio Rodrigues.

Retenção de Matrizes Suínas – linha de crédito de custeio

Na sequência das reuniões, no último dia 18, a ABCS reuniu com o diretor do departamento de comercialização e abastecimento da SPA do MAPA, Silvio Farnese e com o diretor do Departamento de Financiamento e Informação da SPA da Pasta, Wilson Vaz de Araújo. A pauta da agenda foi a solicitação da reativação da linha de crédito de custeio, direcionada para Retenção de Matrizes Suínas, assim como a concessão de limite de crédito de 2,5 milhões de reais por beneficiário. O Presidente da ABCS explicou que essa linha de crédito é uma solicitação anual da ABCS em conjunto com suas afiliadas. “Visamos atender aqueles suinocultores que passam por dificuldades em relação a seus custos de produção, que tem sido cada vez mais elevados e se essa linha for inserida no Plano Safra 2021/22 pode sim dar um folego aos suinocultores”.

A equipe técnica da SPA ouvi a demanda da ABCS e solicitou documentos com dados para embasar o pleito e assim verificar a possibilidade de atender a cadeia. Entretanto, para o diretor Wilson Vaz de Araújo caso o produtor esteja inadimplente ele não conseguirá tirar o crédito. “Ao meu ver, o problema da suinocultura é cíclico e é necessário encontrar um mecanismo para solucionar esse entrave de forma definitiva. Talvez uma possibilidade seja investir em mercado futuro de grãos”. Lopes complementou dizendo que o mercado futuro é sim um meio. “Não são todos os produtores que atuam no mercado futuro e com hedge, por isso a linha de retenção de matrizes é importante, mas estamos sim buscando meios para capacitar cada vez mais o produtor para que ele possa operar no mercado futuro”. Para fechar Lopes se colocou a disposição do MAPA para debater a melhor forma de inserir a linha de Retenção de Matrizes Suínas no plano safra deste ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABCS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário