Ovos: relação de preços entre produção e varejo retrocede na abertura do ano

Publicado em 23/02/2021 08:09

A pesquisa mensal divulgada pela Fundação Procon em convênio com o Dieese aponta que a cesta básica em janeiro apresentou crescimento mensal de 0,8%, enquanto o grupo dos alimentos sofreu aumento um pouco superior, de 1,1%.

A dúzia de ovos no comércio varejista apresentou aumentos de 5,7% e 16,7% sobre os recebidos em dezembro último e janeiro do ano passado, respectivamente. Por sua vez, na base de produção enquanto o produto sofreu retração mensal que se aproximou dos 11%, na comparação anual houve aumento expressivo próximo dos 31,3%.

O significado disso foi um produtor de ovos obtendo em janeiro participação de apenas 34,7% sobre o preço praticado no varejo, indicando perda de 6,4 pontos percentuais na comparação com dezembro último. Mesmo assim, como o produtor de ovos obteve a pior relação do ano passado justamente em janeiro, o índice apresenta melhora de 3,8 pontos percentuais neste ano.

No decorrer de fevereiro a evolução de preços na base de produção apresenta forte evolução mensal e anual, significando evolução superior a 23% em relação a janeiro último e de mais de 35% na comparação com fevereiro do ano passado. Isso sugere a possibilidade de melhora acentuada na relação de preços com o comércio varejista. A conferir.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
OvoSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário