Produção Avícola: Impactos dos custos elevados começam a reduzir algumas atividades no RS

Publicado em 10/03/2021 15:52

A Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul e suas entidades membros Asgav e Sipargs, já vêm alertando há um bom tempo sobre as possíveis consequências dos custos elevadíssimos dos grãos na atividade avícola.

Indústrias do setor vem comunicando a entidade representativa de iniciativas de reduções de produção de carne de frango para tentarem diminuir os prejuízos com os altos custos. Na tarde desta terça-feira, dia 09 de março do corrente, a indústria Vibra, que produz carne de frango e derivados e é associada Asgav, anunciou a redução de produção e de quadro de funcionários em sua unidade em Soledade/RS, além de rever seus investimentos.

Esta redução é mais uma de uma série, caso a situação de custos elevados permaneça e continue a demora de atendimento aos pleitos do setor encaminhados ao governo federal.

Segundo levantamentos preliminares da Asgav, caso se intensifiquem as reduções de produção por parte das indústrias, em média 15%, os efeitos serão impactantes para avicultura e outros setores da economia que atendem o setor.

Uma possível redução de 15% em média, em um mês de produção de carne de frango no RS, resultará numa diminuição de aproximadamente 10,3 milhões de aves a serem abatidas, o que em volumes ficaria em torno de 21,2 milhões de Kg de aves que deixarão de estar disponíveis para o consumidor.

Já nos grãos para ração animal, esta redução média de 15%, caso se intensifique, diminuirá em aproximadamente 25,7 mil toneladas de milho e 6,4 mil toneladas de farelo de soja que deixarão de ser adquiridos para ração das aves.

“Estas informações caso se confirmem, referem-se à uma diminuição na produção em um período de um mês, no caso de permanecer a situação estes reflexos poderão se estender por mais um período.” explica Eduardo Santos - Presidente Executivo da Organização Avicola do Estado do Rio Grande do Sul.

Além da possível redução na aquisição de grãos, outros insumos como embalagens plásticas, papelão, transportes e consecutivamente serviços e mão de obra também poderão ser atingidos. E segundo Santos, outras unidades da federação também sofrem com impactos do custo elevado dos grãos e medidas preventivas para evitar invasão expressiva de produtos de outros estados no RS, já estão em avaliação.  

Leia Mais:

+ Produção de frango no RS pode diminuir entre 15% a 30% para driblar custos de produção, aponta Asgav

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Asgav

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário