Custo de produção de suínos tem nova escalada em fevereiro, segundo Embrapa

Publicado em 16/03/2021 09:21
Em fevereiro de 2020, alimentação dos suínos representava 78,06% dos investimentos na granja; agora, nutrição subiu para 82,16% dos gastos

LOGO nalogo

A Embrapa Suínos e Aves divulgou o Índice de Custos de Produção de Suínos (ICPSuíno) referente a fevereiro, e os dados mostraram aumento para os inventimentos na atividade pelo segundo mês consecutivo, principalmente com a nutrição dos animais. De acordo com o levantamento, em relação a janeiro, houve alta de 3,74% no ICP/Suíno. O avanço é intenso, considerando que em janeiro, no comparativo com dezembro/20, o índice havia subido 1,10%.

custos de produção suínos embrapa fevereiro 2021

O principal quesito que pesa nas contas do suinocultor, a nutrição dos animais, aumentou 2,91% em fevereiro frente à janeiro. No acumulado dos últimos 12 meses, houve um avanço de 43,29%. Atualmente, a alimentação dos suínos representa 82,16% do total investido na atividade. Desde janeiro, o custo com a alimentação dos suínos aumentou 4,53%. 

A título de comparação, em fevereiro de 2020, a nutrição dos animais representava 78,06% do total de investimentos nas granjas, e o aumento neste quesito em 12 meses (entre fevereiro/19 e fevereiro/20) era de 10,76%.

Santa Catarina, o Estado que lidera a produção de suínos no Brasil, os custos, de forma geral, subiram 3,77% em fevereiro em relação à janeiro, atingindo R$ 6,88/kg. No que diz respeito à alimentação dos suínos, o avanço foi de 3,4%, chegando a R$ 5,65/kg. 

Ao estender a comparação entre fevereiro deste ano com fevereiro de 2020, o aumento dos custos de produção na suinocultura em Santa Catarina foi de 59,25%.

Leia Mais:

+ Com milho caro e falta de resposta do MAPA sobre medidas de apoio, granjeiros buscam alternativas para reduzir custos

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário