Produtor de ovos atinge a mais baixa capacidade de aquisição de milho desde 2001

Publicado em 17/03/2021 09:08

O mercado de ovos vai adentrando o período da segunda quinzena, tradicionalmente o mais difícil em cada mês, com poucas expectativas de que ocorra alguma novidade que permita uma busca maior pelo produto que altere o atual cenário de desânimo que se abate sobre os negócios em geral.

Considerando o preço médio recebido pela comercialização da caixa de ovos brancos no decorrer do ano, o aumento próximo de 24% sobre o mesmo período do ano passado pode induzir os menos afeitos ao setor a considerar que o índice extremamente significativo é sinal de expressivo lucro para os criadores.

Mas, para o setor, embora seja significativo, o percentual não acompanha os extraordinários aumentos verificados nas matérias-primas básicas, milho e farelo de soja, predominantes e essenciais na composição da ração direcionada para as aves que aumentaram no mesmo período, respectivamente, 61,2% e 108,8%. Ou seja, em vez de lucro, o setor trabalha com preços onerosos.

Acompanhamento realizado pelo Ovosite em relação ao preço médio acumulado do ovo e do milho até o presente momento indica que neste ano o produtor de ovos atinge sua mais baixa capacidade de aquisição da matéria-prima desde 2001. A segunda pior relação, por sua vez, aconteceu justamente há 10 anos atrás, no já distante 2011. Por outro lado, a maior capacidade de aquisição aconteceu 20 anos atrás, justamente em 2001.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
OvoSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário