Farelo de soja: poder de compra do frango cresce no mês; mas apenas no mês!

Publicado em 18/03/2021 08:27

Como o preço médio da tonelada de farelo de soja apresentou ligeiro declínio nos primeiros quinze dias deste mês, já houve quem dissesse que aumentou o poder de compra do produtor de frangos em relação a essa matéria-prima.

Isso, porém, só é verdade em relação ao mês anterior (na primeira quinzena de março, queda de pouco mais de 1% em relação à média de fevereiro passado). Porque, até aqui, o preço do farelo de soja permanece, em termos mensais, no segundo mais elevado patamar da história. Ou seja: só fica aquém, por margem mínima, do valor alcançado no último mês, quando a tonelada do produto ultrapassou os R$1.900,00.

Dessa forma, ainda que em março corrente (primeira quinzena) o produtor do frango tenha conseguido – graças não só à baixa do farelo, mas também à ligeira valorização da ave viva – adquirir em torno de 1,635 tonelada de farelo de soja, este foi o terceiro menor poder de compra dos últimos 17 anos, apenas superando – por quantidade mínima – o volume adquirível em janeiro e fevereiro deste ano.

Na média dos primeiros dois meses e meio de 2021, uma tonelada de frango vivo permitiu adquirir pouco mais de 1,550 tonelada de farelo de soja, 21% e 41% menos que em 2020 e 2019, respectivamente. Esse volume deve corresponder, provavelmente, ao menor poder de compra do avicultor desde que o ingrediente foi introduzido na alimentação avícola, em meados do Século XX.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário