EUA e Canadá estabelecem protocolo para minimizar interrupções no comércio em caso de detecção de PSA em suínos selvagens

Publicado em 18/03/2021 09:59

O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA) desenvolveram um protocolo para ajudar a garantir que o comércio bilateral continue se a peste suína africana (PSA) for detectada em suínos selvagens em qualquer país, embora ainda esteja ausente em suínos domésticos.

A intenção do protocolo é proteger as populações de suínos em ambos os países durante um surto de PSA em suínos selvagens, enquanto minimiza os impactos sobre o comércio de suínos vivos, produtos suínos e outras commodities suínas. Após a detecção de suínos selvagens da PSA, todo o comércio entre os dois países pararia inicialmente. Então, de acordo com o protocolo, o comércio seria retomado em três fases progressivas, com restrições cada vez mais reduzidas a suínos vivos, germoplasma suíno e produtos suínos não tratados.

“Continuar o comércio com o Canadá no caso de detecção da peste suína africana é importante para nossos interessados, e este protocolo comercial fornece a orientação necessária para minimizar o impacto na indústria suína”, disse o veterinário chefe do USDA, Dr. Burke Healey. “Este esforço colaborativo usa uma abordagem baseada na ciência para garantir que o comércio entre os dois países seja retomado o mais rápido possível.”

A rapidez com que os EUA e o Canadá estabelecem áreas de controle inicial, iniciam a vigilância/descoberta de casos e remoção em suínos selvagens e iniciam a vigilância em suínos em cativeiro determinará quando eles entrarão na fase dois do protocolo. Durante a terceira e última fase, as restrições comerciais são reduzidas aos limites da área de controle estabelecida.

APHIS e CFIA continuam a trabalhar com a indústria e outras partes interessadas para garantir que ambos os países tenham os processos e procedimentos em vigor para implementar totalmente o protocolo.

O USDA continua a trabalhar com uma ampla gama de parceiros, incluindo a indústria suína, nossos produtores, outras agências governamentais e países vizinhos para manter a PSA fora da América do Norte. Ao mesmo tempo, temos planos de resposta em vigor e equipes de gerenciamento de incidentes prontas para implantar caso a PSA chegue aos Estados Unidos. Mais informações sobre o PSA, recursos de parceiros e recursos adicionais para produtores e veterinários estão disponíveis na página do APHIS PSA .

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
USDA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário