Aumentou extraordinariamente o peso da alimentação no custo de produção do frango
Como mostra o gráfico acima, a participação da alimentação no custo de produção do frango passou de 67,26% em 2011 para 77,20% dez anos depois, este último índice considerado apenas o primeiro bimestre do corrente exercício.
Tais níveis significam que a participação da alimentação no custo aumentou perto de 15%, enquanto todos os demais custos tiveram sua participação reduzida em quase 30%.
Porém, esse incremento de (quase) 15% na participação da alimentação não revela o real peso do item sobre o custo do frango. Daí ser oportuno avaliar os preços (alimentação e demais custos) observados nos dois períodos citados, levantando-se a média dos 12 meses de 2011 e a média do primeiro bimestre de 2021.
O custo total aumentou cerca de 174%, mais de duas vez e meia o aumento da inflação, que acumulou variação de 65,18%. Mas enquanto os custos excluída a alimentação aumentaram perto de 90%, os da alimentação, exclusivamente, mais do que triplicaram: 215,52% de aumento.
E como se comportaram, na outra ponta, o frango vivo e o abatido? Embora o valor de ambos tenha aumentado acima da inflação – o que é lógico, por conta dos custos – tiveram uma evolução muito aquém dos custos.
Por sinal e como exemplo, se conseguisse manter em 2021 a mesma relação de preços registrada em 2011, o frango vivo teria sido comercializado no bimestre de 2021 por algo em torno de R$5,26/kg. Como alcançou, no período, pouco mais de 80% desse valor, operou com grande prejuízo.
0 comentário
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA