Alemanha concorda com mais caça ao javali para combater a peste suína

Publicado em 22/03/2021 08:43

LOGO REUTERS

Os governos da Alemanha, Polônia e República Tcheca concordaram que a intensificação da caça de javalis é necessária para combater um surto de peste suína africana (PSA) entre os animais selvagens, disse o ministério da agricultura da Alemanha na segunda-feira.

Países asiáticos, incluindo a China, proibiram as importações de carne suína alemã em setembro de 2020, depois que a PSA foi encontrado em javalis no leste da Alemanha, e não em animais de fazenda, causando queda nos preços dos suínos.

Houve 845 casos de PSA confirmados em javalis perto da fronteira com a Polônia nos estados de Brandemburgo e Saxônia, no leste da Alemanha, mas nenhum em animais de fazenda.

A PSA está presente na Polônia desde 2014 e na República Tcheca desde 2017, com suspeitas de animais selvagens cruzando para a Alemanha e espalhando a doença.

Ministros da agricultura da Alemanha, Polônia e República Tcheca concordaram em uma videoconferência em mais caça para combater a doença, disse o ministério da agricultura da Alemanha em um comunicado.

“A caça deve ser fundamentalmente intensificada para reduzir a população de javalis e evitar o risco de uma nova disseminação da doença”, disse o ministério.

Uma cerca foi construída ao longo da fronteira polonesa para evitar a propagação de javalis em cooperação com a Polônia, mas ainda há áreas que precisam de mais proteção, disse a ministra da Agricultura alemã, Julia Kloeckner.

“Estamos fazendo um grande esforço para conter os surtos dentro da região atual e erradicar essa doença animal o mais rápido possível.”

A Alemanha está pedindo aos importadores de carne suína que aceitem o conceito de regionalização, segundo o qual as importações são interrompidas apenas da região de um país onde ocorre ASF, substituindo as proibições gerais em todas as importações de carne suína. O Vietnã e vários outros países concordaram com isso.

A PSA não é perigosa para os humanos, mas é fatal para os porcos. Os compradores de carne suína muitas vezes impõem proibições de importação nos países onde ela foi encontrada, mesmo em animais selvagens.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário