Xinhua: Cientistas chineses clonam suínos nativos para conter a ameaça da peste suína africana

Publicado em 05/04/2021 10:03

NANJING (Xinhua) - Cientistas chineses concluíram um experimento de clonagem de células somáticas, facilitando com sucesso o nascimento de cinco suínos nativos da China, o que ajudará a reduzir a ameaça da peste suína africana na criação de animais.

Os porcos, com pelos pretos e pés brancos, foram clonados por uma equipe científica na cidade de Taicang, na província oriental de Jiangsu. Eles estão atualmente com boa saúde.

Se um surto de peste suína africana ocorrer em uma fazenda de criação, isso representará um risco para os recursos genéticos dos suínos, então as tecnologias de criação biológica são necessárias para fortalecer a proteção desses recursos, disse o pesquisador da equipe Gong Yuqing.

Acredita-se que a peste suína africana infecte apenas porcos, e nenhum ser humano ou outra espécie foi infectado até agora.

A China relatou seu primeiro caso da doença em agosto de 2018 na província de Liaoning, no nordeste do país. Surtos posteriores foram relatados em outras províncias.

Gong disse que a equipe coletou amostras de tecido da orelha de seis tipos de porcos nativos da China e criopreservou 1.217 tubos de células somáticas desde o ano passado.

"Usar células somáticas para clonar porcos pode realizar a preservação de 100 por cento dos materiais genéticos", disse o membro da equipe Wu Shenglong, acrescentando que tais tecnologias de clonagem podem replicar em grande número suínos reprodutores nativos particularmente bons.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Xinhua

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário