Avicultura comercial sul-africana atingida por surto de gripe aviária

Um surto de gripe aviária foi detectado em uma granja na província de Gauteng, na África do Sul, disse o Ministério da Agricultura na terça-feira.
Cerca de 300 pássaros morreram de gripe aviária na granja comercial de poedeiras em Ekurhuleni, a leste de Joanesburgo, com amostras da granja testando positivas para a cepa H5, disse o Departamento de Agricultura, Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural em um comunicado.
As aves do galpão afetado da fazenda foram destruídas e a fazenda colocada em quarentena enquanto as autoridades veterinárias investigam a extensão do surto.
A mesma fazenda também foi afetada pelo surto de 2017 da cepa H5N8 altamente patogênica da gripe aviária, que viu os criadores de aves abaterem milhões de aves e levou países vizinhos, incluindo Zimbábue, Namíbia e Botswana a proibir as importações de aves da África do Sul.
A cepa H5N8 da gripe aviária é altamente patogênica entre as aves, mas apresenta poucos riscos à saúde humana.
O departamento alertou os avicultores para ficarem atentos a sinais da doença e relatarem qualquer suspeita ao veterinário estadual mais próximo.
0 comentário
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA