China deve estabelecer sistema de controle regional para a peste suína africana e outras doenças

Publicado em 22/04/2021 08:43 121 exibições

O Ministério da Agricultura da China divulgou um plano na quarta-feira para dividir o país em cinco regiões que terão maior responsabilidade na prevenção e controle da peste suína africana, bem como outras doenças animais.

A mudança ocorre após uma forte onda de peste suína no inverno na região norte e em algumas províncias, já que a doença incurável causa perdas significativas no maior rebanho de suínos do mundo. 

A China já havia pilotado o sistema de controle regional em seis províncias do sul. Pelo novo plano, todo o país será dividido em cinco regiões.

As regiões terão a tarefa de garantir a notificação oportuna de surtos de doenças, avaliar os riscos e propor políticas de controle.

Eles também criarão zonas livres de doenças dentro de suas regiões e, além disso, garantirão que, em princípio, nenhum porco além de reprodutores e leitões entrem ou saiam de suas regiões, disse o ministério.

A China já havia discutido a adoção da compartimentação para controlar melhor a propagação da peste suína africana e, a partir de 1º de abril, restringiu o movimento de suínos entre as regiões.

O teste do sistema no sul reduziu algumas doenças, disse Pan Chenjun, analista sênior do Rabobank.

“A situação no sul era um pouco melhor do que no norte”, disse ela.

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário