França: governo baixa risco de gripe aviária de alto para moderado

Publicado em 26/04/2021 10:11

O setor de palmípedes gordurosos (patos e gansos para produção de foie gras), localizado principalmente no sudoeste da França, foi o mais afetado pela crise da gripe aviária, mas as consequências também foram significativas nos demais setores (frangos, genética, reprodução). Um total de 491 surtos foram contados até o momento em fazendas ou quintais contendo aves.

Desde 9 de abril, apenas 2 casos foram identificados em Haute-Savoie e Bas-Rhin, em quintais próximos a pântanos.

Ao mesmo tempo, nenhum caso em vida selvagem foi registrado desde 23 de março, ou por mais de um mês.

Devido a esta situação favorável, o Ministro da Agricultura e Alimentação Julien Denormandie, decidiu reduzir o nível de risco para o nível “moderado” em todo o território.

As medidas de restrição, em particular o confinamento, são assim levantadas, exceto em áreas de risco particular (ZRP), onde medidas de biossegurança reforçadas, incluindo o confinamento de aves, permanecem em vigor. Esses municípios onde existem zonas úmidas não estarão mais sujeitos a restrições assim que o nível de risco for reduzido ao nível “insignificante”.

O Ministério da Agricultura e Alimentação apela a todos os detentores de aves profissionais ou particulares que respeitem as regras de biossegurança.

No sudoeste, a melhoria da situação sanitária também permitiu suspender as medidas de restrição de movimento e reintroduzir os galiformes em grande parte dos municípios. Apenas a vigilância, vigilância reforçada e zonas de proteção ainda estão sujeitas a restrições. As substituições de palmípedes, por sua vez, começam nas áreas livres e continuarão gradativamente até o final de maio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Min. da Agricultura da França

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário