Desabastecimento de frango e ovo chega a 40% na Colômbia

Publicado em 17/05/2021 08:39

O presidente da Federação Nacional dos Avicultores da Colômbia (Fenavi), Gonzalo Moreno, informou que a escassez de frangos e ovos em todo o território nacional varia entre 20% e 40%.

“A escassez varia em cada uma das cidades e isso é consequência do fechamento do Vale do Cauca e do Cauca , que produzem 30% dos ovos do país. Em Bogotá, por exemplo, temos uma carência em média de 24% ”, explicou Moreno.

Ele também destacou que “ há outros departamentos (municípios) enfrentando represamento de produtos. O Departamento de Santander é autossuficiente, exportando e enviando para outras regiões. Mas não atual crise, não consegue interiorizar sua produção. O mesmo acontece com Antioquia e o Litoral ”.

Por outro lado, de acordo com o último relatório das filiais da Federação Nacional de Comerciantes (Fenalco), devido aos bloqueios permanentes dos principais corredores rodoviários, foram perdidos mais de 12 milhões de ovos,16.000 toneladas de frango e 48.000 toneladas de ração para aves.

O presidente da Fenalco, Jaime Alberto Cabal, alertou que “devido a esses bloqueios , podem ocorrer aumentos de preços que variam de 10% a 110%, sendo o mais afetado o povo colombiano. Para o caso específico do Santander, há 40 milhões de aves em risco de morte ”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
RCN Radio/Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário