Carne de frango: como ficará o ranking dos 10 maiores importadores com o embargo da Arábia Saudita?

Publicado em 26/05/2021 08:05

Considerado o volume total exportado no primeiro quadrimestre de 2021 não houve mudança significativa no ranking dos 10 principais importadores da carne de frango brasileira, exceto pela saída do Kuwait e de Singapura, ocupantes - no mesmo período do ano passado – da sétima e da décima posições.

Leia Mais:

+ Começa a valer embargo da Arábia Saudita a 11 frigoríficos de frango brasileiro


Neste ano, encerrado o primeiro quadrimestre, Singapura recuou para a 11ª posição. Não tanto porque tenha reduzido suas importações (queda de 4,69% em relação mesmo período de 2020), mas sobretudo pela entrada, na 7ª posição do ranking, das Filipinas, cujas importações aumentaram 47%.

Mais expressiva, no entanto, é a perda de posições do Kuwait, até pouco tempo, como os demais países do Oriente Médio, grande importador da carne de frango brasileira. Pois o Kuwait, que há um ano se colocava entre os 10 principais importadores do produto, neste ano reduziu suas compras em mais de 37%, daí ter recuado para a 16ª posição, ficando atrás de países como Singapura, Reino Unido, Rússia e Chile.

Mas as preocupações do setor com as exportações direcionadas ao Oriente Médio não se resumem ao Kuwait. Bem maiores, são os temores e as expectativas em torno daquele que é considerado o mais tradicional importador da carne de frango brasileira: o Reino da Arábia Saudita.

Segundo lugar nos últimos anos (perdeu a posição de líder para a China), a Arábia Saudita suspendeu a habilitação da maior parte dos abatedouros brasileiros que atendiam aquele mercado. E a medida entrou em vigor no último domingo, 23 de maio.

Isso mantém o setor em estado de alerta, porquanto no primeiro quadrimestre a Arábia Saudita respondeu por quase 10% do volume exportado e por cerca de 18,5% da receita auferida pelo produto. Os primeiros efeitos desse embargo serão conhecidos na próxima semana, quando forem divulgados os resultados das exportações de maio corrente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário