Frango, ovo, milho e inflação em maio de 2021 e no período de vigência do real

Publicado em 11/06/2021 09:14

Decorridos quase 27 anos da implantação do atual padrão monetário brasileiro – o Real – a inflação acumulada pelo IGP-DI aproxima-se, mas não ultrapassa, a marca dos 1.000%.

Os dois principais produtos da avicultura - frango e ovo – permanecem distantes dessa marca. Mas não sua principal matéria-prima, o milho, que há oito meses se mantém visivelmente acima do IGP-DI e não dá mostras de reversão.

Pelos números, constata-se que, frente a uma inflação de 955%, em maio passado o milho alcançou valor quase 280 pontos percentuais superior ou, mais exatamente, 1.234,20%. Pois o preço médio alcançado pelo frango vivo no mês ficou cerca de 437 pontos percentuais abaixo do milho, enquanto a defasagem enfrentada pelo ovo em relação ao milho alcançou surpreendentes 781 pontos percentuais.

Mas a saga do ovo não acaba aí. Pois seu preço, em maio passado, valorizou-se apenas 13,30% em um ano – índice bem inferior ao da inflação acumulada (36,53%) e, sobretudo, do encarecimento de preços do milho (praticamente, 89% a mais).

Quanto ao frango, parece ter passado por esse mesmo período sem ter sofrido grandes perdas, pois valorizou-se bem acima da inflação e ficou menos de 10 pontos percentuais aquém da valorização obtida pelo milho. Mas... devagar com o andor. Porque o que houve com o frango foi, quase exclusivamente, recuperação de preços: um ano atrás, sob os efeitos da pandemia, sua cotação retrocedeu a um dos mais baixos níveis da década. Ou seja: os melhores resultados alcançados em um mês, neste ano ou nos últimos 12 meses não repõem as perdas acumuladas no decorrer do tempo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Aloísio Brito Unaí - MG

    Simples, curta e eficiente. Esse tipo de reportagem técnica-financeira também é muito importante. Referências desses níveis, nos priva de muito tempo para avaliarmos esses números, mesmo com toda facilidade de informativos de índices econômicos que possuímos na internet. Normalmente não temos essas avaliações financeiras de tão longo prazo, que se torna muito importante para entendermos o que acontece com o cenário sócio econômico e suas possibilidades de tendências macroeconômicas para montagem de estratégias que possibilita um risco mais calculado no processo decisório.

    Muito bom!

    0