Ambiência e manejo adequado são importantes termômetros de bem-estar na suinocultura
Entre as várias definições para o conceito de bem-estar na atividade suinícola, uma dos mais utilizadas é a relação dos animais com o ambiente onde são criados. A harmonia dos animais nos espaços onde vivem e o manejo adequado são norteadoras para alcançar resultados na produtividade. O assunto é abordado em um curso de Formação Profissional Rural do Senar/MS e tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (23).
Durante a etapa da maternidade dos suinos, o bem-estar está ligado a diversos fatores, como a temperatura ideal para as fêmeas, que não deve estar muito quente para não afetar o consumo nem reduzir a produção de leite. Já na etapa de pré-abate, o foco está em evitar estresse intenso nos animais, que pode prejudicar a qualidade da carne e, consequentemente, levar a rejeição dos consumidores e redução da lucratividade da agroindústria”, explica o instrutor do Senar/MS, Stephan Alexander.
O termo ‘liberdade’ faz parte da prática aplicada nesta cadeia produtiva, da maternidade à terminação. “Livre de fome, de sede, de desconforto, de estresse, de dor, de doenças e medo. Seguindo esse conceito e as orientações técnicas, além de garantir o bem-estar, o produtor rural poderá aumentar a produtividade do seu negócio. Tratar os animais de forma positiva, aumenta a interação do animal com o tratador, facilitando os manejos diários e melhorando o desempenho da sua atividade”, acrescenta.
De acordo com o especialista, uma forma simples de entender o bem-estar na suinocultura é fazer algumas perguntas: Como o suíno está lidando com o ambiente? Está em harmonia ou lidando com alguma adversidade? Caso o animal consiga superar os desafios do ambiente com facilidade, o bem-estar será satisfatório.
Se ficou interessado na capacitação, basta acessar senarms.org.br ou procurar pelo sindicato rural do seu município. Na matéria de #MercadoAgropecuário você fica por dentro da dinâmica de exportação da proteína por Mato Grosso do Sul.
0 comentário
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?
Diplomacia e status sanitário estimulam as exportações de suínos do Paraná