Novas fazendas de suínos e suínos pesados impulsionam a produção da China para o melhor segundo trimestre em pelo menos 7 anos

Publicado em 15/07/2021 08:18 e atualizado em 15/07/2021 11:53

Logotipo Reuters

A produção de suínos do segundo trimestre da China atingiu seu maior nível em pelo menos sete anos, dados oficiais mostraram na quinta-feira (15), depois que produtores lançaram milhares de novas granjas de criação no ano passado para reconstruir um rebanho de suínos dizimado pela Peste Suína Africana.

A produção de carne suína de abril a junho foi de 13,46 milhões de toneladas, um aumento de 40% em comparação com o mesmo período do ano passado e bem acima dos 10 milhões de toneladas usuais neste período, de acordo com cálculos da Reuters com base em dados oficiais.

O National Bureau of Statistics disse que a produção de carne suína da China saltou 35,9% no primeiro semestre de 2021 em relação ao ano anterior, para 27,15 milhões de toneladas.

A China normalmente produz seus níveis mais baixos de carne suína no segundo trimestre, depois que o consumo diminui após o Festival da Primavera no primeiro trimestre e quando o clima mais quente reduz o apetite por carne.


Mas este ano, o aumento na produção de carne suína foi liderado pelos maiores produtores, que investiram bilhões de yuans em novas fazendas durante 2020 em uma tentativa de conquistar participação de mercado após a epidemia de peste suína.

Dados de vendas de 16 produtores de suínos listados mostraram que eles produziram 42,8 milhões de suínos para abate no primeiro semestre, um aumento de mais de 100% em relação ao ano anterior, disse a Boya Consulting em um relatório na quarta-feira.

Mas esse aumento no volume pressionou os preços do suíno vivo, que caíram cerca de 65% de janeiro a junho, deixando muitos com perdas significativas no período.

A carne suína é a proteína mais consumida na China e seus preços são um componente-chave do índice de inflação ao consumidor do país.

A segunda produtora de suínos, Jiangxi Zhengbang Technology Co Ltd, disse que registrará um prejuízo de até 1,45 bilhão de yuans no primeiro semestre devido à pressão dos preços dos suínos em queda.

E a New Hope Liuhe, o quarto maior produtor de suínos da China, disse que espera perdas líquidas de até 3,5 bilhões de yuans no primeiro semestre.

“Em 2020, as empresas se expandiram com ousadia e na primeira metade a capacidade de produção de suínos vivos foi gradativamente liberada. É difícil frear no curto prazo ”, disse o relatório Boya.


Graves surtos de doenças no norte da China durante o inverno também trouxeram expectativas de oferta restrita e preços mais altos, levando alguns fazendeiros a buscar lucros extras criando porcos com pesos muito mais pesados ??do que o normal.

“O surto de peste suína africana antes do Festival da Primavera da China viu suínos abatidos antes do tempo, e a queda de preços em maio e junho também acelerou o ritmo de abate de suínos com excesso de peso. Isso contribuiu para a produção de suínos ”, disse Rosa Wang, analista da Shanghai JC Intelligence Co Ltd, acrescentando que os produtores correram para vender seus suínos com medo de novas quedas nos preços.

Os preços da carne suína PORK-CN-TOT-D atingiram as mínimas de mais de dois anos em junho, mas recuperaram algumas de suas perdas este mês.

Wang disse que a produção de carne suína pode diminuir no terceiro trimestre, com a maioria dos suínos com sobrepeso já vendidos.

No entanto, os analistas estão observando de perto um recente surto de surtos de peste suína na província de Sichuan, o que pode desencadear mais abates de pânico e pressionar os preços novamente.

O departamento de estatísticas disse que a China abateu 337,42 milhões de suínos nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 34,4% em relação ao período correspondente do ano anterior.

Seu rebanho suíno cresceu 29,2% com relação ao ano anterior, para 439,11 milhões de cabeças no final de junho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário