Publicidade

República Dominicana vai abater milhares de porcos por surto de peste suína africana

Publicado em 02/08/2021 18:02 269 exibições

Logotipo Reuters

Por Ezequiel Abiu Lopez

SANTO DOMINGO, 2 de agosto (Reuters) - A República Dominicana vai abater dezenas de milhares de porcos depois de detectar surtos de peste suína africana em 11 das 32 províncias do país, disseram autoridades na segunda-feira.

Fernando Duran, administrador do estatal Banco Agricola, disse em entrevista coletiva que o governo vai pagar aos suinocultores o preço de mercado de cada animal abatido.

O anúncio do abate ocorre depois que autoridades enviaram 389 amostras de fazendas de suínos em todo o país para laboratórios dos EUA, após registrar a morte generalizada de animais em três províncias no mês passado.

As autoridades afirmam que a única forma de deter a doença, que é letal e para a qual não existe vacina, é matar toda a população de suínos nas fazendas onde foi detectada.

Publicidade

 

As autoridades ainda estão investigando a origem do surto e não disseram quantos porcos serão abatidos.

O governo confirmou na sexta-feira a presença do vírus nas províncias de Montecristi, no noroeste, e em Santiago Rodriguez, no centro do país, onde impôs quarentenas em fazendas e cordões sanitários.

Julio Cesar Estevez, diretor do Ministério da Agricultura da região Noroeste, disse à Reuters que brigadas equipadas com trajes de biossegurança cuidariam do abate e enterrariam os animais em fossas para tentar conter a disseminação da doença.

Estevez disse que os membros da brigada também confiscariam porcos criados em particular para consumo pessoal. Ele estimou que se as operações para matar a população de suínos começassem imediatamente, o surto poderia ser erradicado em cerca de cinco meses.

Rafael Abel, chefe do comitê de agricultura da Câmara dos Deputados, estimou na semana passada que o massacre resultaria em perdas econômicas de cerca de US $ 180 milhões.

A carne de porco é um alimento básico da dieta do país caribenho e um ingrediente principal dos jantares de Natal locais. (Reportagem de Ezequiel Abiu Lopez Edição de Bill Berkrot)

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário