República Dominicana vai abater milhares de porcos por surto de peste suína africana

Publicado em 02/08/2021 18:02

Logotipo Reuters

Por Ezequiel Abiu Lopez

SANTO DOMINGO, 2 de agosto (Reuters) - A República Dominicana vai abater dezenas de milhares de porcos depois de detectar surtos de peste suína africana em 11 das 32 províncias do país, disseram autoridades na segunda-feira.

Fernando Duran, administrador do estatal Banco Agricola, disse em entrevista coletiva que o governo vai pagar aos suinocultores o preço de mercado de cada animal abatido.

O anúncio do abate ocorre depois que autoridades enviaram 389 amostras de fazendas de suínos em todo o país para laboratórios dos EUA, após registrar a morte generalizada de animais em três províncias no mês passado.

As autoridades afirmam que a única forma de deter a doença, que é letal e para a qual não existe vacina, é matar toda a população de suínos nas fazendas onde foi detectada.

 

As autoridades ainda estão investigando a origem do surto e não disseram quantos porcos serão abatidos.

O governo confirmou na sexta-feira a presença do vírus nas províncias de Montecristi, no noroeste, e em Santiago Rodriguez, no centro do país, onde impôs quarentenas em fazendas e cordões sanitários.

Julio Cesar Estevez, diretor do Ministério da Agricultura da região Noroeste, disse à Reuters que brigadas equipadas com trajes de biossegurança cuidariam do abate e enterrariam os animais em fossas para tentar conter a disseminação da doença.

Estevez disse que os membros da brigada também confiscariam porcos criados em particular para consumo pessoal. Ele estimou que se as operações para matar a população de suínos começassem imediatamente, o surto poderia ser erradicado em cerca de cinco meses.

Rafael Abel, chefe do comitê de agricultura da Câmara dos Deputados, estimou na semana passada que o massacre resultaria em perdas econômicas de cerca de US $ 180 milhões.

A carne de porco é um alimento básico da dieta do país caribenho e um ingrediente principal dos jantares de Natal locais. (Reportagem de Ezequiel Abiu Lopez Edição de Bill Berkrot)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário