Ministério da Agricultura do Benin confirma surto de gripe aviária H5N1

Publicado em 26/08/2021 07:57

Logotipo Reuters

Benin identificou um surto da gripe aviária H5N1, altamente contagiosa, em dois distritos próximos à capital Porto Novo, disse o ministério da agricultura na quarta-feira.

Benin é o último país da África Ocidental a declarar um surto de gripe aviária, depois que a Costa do Marfim identificou a doença na semana passada perto de sua capital comercial, Abidjan.

Casos também foram detectados este ano em Gana, Togo, Níger, Burkina Faso, Nigéria, Mauritânia e Senegal.

Testes de laboratório realizados na semana passada mostraram que várias mortes recentes de pássaros nos distritos de Seme-Podji e Abomey-Calavi, no sul do Benin, foram associadas a casos positivos de H5N1, disse o Ministério da Agricultura em um comunicado.

Benin agora espera que esses resultados sejam confirmados por um laboratório na Itália, disse o comunicado.

“Até o momento, a situação nas fazendas infectadas está sob controle e medidas estão sendo tomadas para determinar a extensão de qualquer disseminação”, disse o documento.

Ele apelou aos que trabalham no setor avícola para fortalecer as medidas de biossegurança e relatar quaisquer casos suspeitos ao ministério.

O H5N1, que foi detectado pela primeira vez em 1996 entre gansos na China, já foi detectado em mais de 50 países na África, Ásia e Europa. Ocasionalmente, ele pode se espalhar para os humanos, embora nenhuma disseminação do vírus entre os humanos tenha sido detectada. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário