EUA buscam proteger exportações de carne suína se a peste suína africana atingir territórios

Publicado em 27/08/2021 08:05

Logotipo Reuters

Os Estados Unidos disseram na quinta-feira (26) que estão tentando evitar interrupções nas exportações de carne suína se os territórios de Porto Rico ou das Ilhas Virgens dos EUA detectarem a doença fatal suína, a peste suína africana (PSA).

O risco de infecções nos territórios é maior depois que a República Dominicana, em julho, confirmou o primeiro surto de peste suína africana nas Américas em quase 40 anos.

O Departamento de Agricultura dos EUA trabalhará com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para designar Porto Rico e as Ilhas Virgens como zonas separadas do continente para "garantir o fluxo contínuo das exportações de suínos e suínos vivos dos EUA", de acordo com um comunicado .

A OIE permite zonas em áreas livres de doenças em resposta ao aumento do risco de um país vizinho, disse o USDA.

As designações permitiriam aos Estados Unidos manter seu status de não ter peste suína africana se os territórios confirmarem os casos, de acordo com o National Pork Producers Council, um grupo da indústria dos EUA.

A peste suína africana é inofensiva para os humanos, mas mortal para os porcos. Para prevenir a transmissão, os governos freqüentemente bloqueiam as importações de carne suína de países onde a doença é encontrada.

A peste suína africana nunca foi detectada nos Estados Unidos. Ele se originou na África antes de se espalhar pela Europa e Ásia e matou centenas de milhões de porcos.

O lobby brasileiro de suínos e aves A ABPA e 21 organizações privadas de 18 países latino-americanos se reuniram este mês e formaram um comitê para discutir estratégias de prevenção da peste suína africana (FSA) na região.

O USDA disse à Reuters em 5 de agosto que a OIE “não fornece nenhuma designação entre um país e seus territórios ao determinar o status de ASF”.

“No caso de uma detecção, trabalharíamos rapidamente com os parceiros comerciais para regionalizar Porto Rico do continente dos EUA e mostrar medidas de mitigação que estão em vigor para prevenir a propagação da doença de Porto Rico para o continente”, disse o USDA por e-mail.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário