Alemanha enfrenta luta de longo prazo contra a peste suína africana

Publicado em 02/09/2021 09:40

Logotipo Reuters

A Alemanha enfrenta uma longa batalha para erradicar a peste suína africana (PSA) transportada para o leste do país por animais selvagens, disseram autoridades estaduais e federais na quarta-feira.

Cerca de 2.036 casos da doença foram confirmados em javalis perto da fronteira com a Polônia, onde a doença é generalizada. Animais selvagens que cruzaram a fronteira da Polônia para a Alemanha foram responsáveis ??por um surto no ano passado.

A China e muitos outros compradores de carne suína proibiram as importações de carne suína alemã em setembro de 2020, depois que o primeiro caso foi confirmado em javalis, causando uma grande perda de negócios para a Alemanha.

"A peste suína africana é um problema para toda a Alemanha e toda a União Européia", disse Wolfram Guenther, ministro da Agricultura do governo estadual da Saxônia, após uma reunião dos ministérios da agricultura estaduais e federais sobre o combate à PSA.

"A luta contra a PSA é um verdadeiro desafio de longo prazo, pois devemos prevenir ou pelo menos minimizar a propagação por uma longa fronteira."

Em julho, a doença, que é letal para porcos, mas inofensiva para humanos e para a qual não há vacina, foi encontrada em porcos em três fazendas do leste da Alemanha, complicando as negociações comerciais com importadores de carne suína, incluindo a China.

A estratégia da Alemanha para combater a doença inclui a construção de cercas ao longo da fronteira polonesa para impedir a entrada de javalis no país, o aumento da caça de animais selvagens e medidas de higiene mais rígidas nas fazendas. A doença foi contida até agora em regiões fronteiriças com a Polônia.

"Se a doença se espalhar mais para o oeste, outros estados alemães podem se tornar regiões da PSA, com todas as consequências", disse Guenther, que pediu mais apoio financeiro da UE e do governo federal.

Uwe Feiler, o ministro federal da agricultura, disse que a Alemanha pediu, sem sucesso, que a Polônia construísse sua própria cerca na fronteira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário