Alemanha planeja zona livre de javalis para combater a peste suína e pede ajuda à Polônia

Publicado em 23/09/2021 09:22

Logotipo Reuters

A Alemanha planeja uma zona livre de javalis ao longo da fronteira com a Polônia para combater a peste suína africana (APSA) e, na quinta-feira, pediu à Polônia que ajude mais no combate à doença suína.

Os javalis que se perguntam da Polônia para a Alemanha espalham a PSA, que é inofensivo para os humanos, mas fatal para os porcos e causa grande perda nas exportações de carne de porco para os países onde a doença está presente.

A Alemanha apresentou à Comissão Europeia um plano para um corredor de proteção entre duas cercas para conter a propagação, disse o Ministério da Agricultura.

Na zona dentro das duas cercas a população de javalis seria reduzida a zero pela caça intensificada, com buscas feitas por javalis mortos e seus corpos removidos.

A China e outros compradores de carne suína proibiram as importações de carne suína alemã em setembro de 2020, depois que o primeiro caso de PSA foi confirmado em animais selvagens.

Cerca de 2.184 casos de PSA foram confirmados em javalis na Alemanha desde que a doença foi confirmada, todos nos estados orientais de Brandemburgo e Saxônia ao longo da fronteira com a Polônia, onde o PSA é generalizado. Também houve casos em três pequenas propriedades.

A Alemanha já construiu centenas de quilômetros de cercas contra javalis ao longo da fronteira com a Polônia, mas a Polônia não construiu sua própria cerca, apesar dos pedidos alemães.

“Uma expansão do nosso conceito de corredor de proteção no lado polonês seria um método eficaz para evitar a propagação do ASF para o oeste”, disse o ministro da Agricultura da Alemanha, Beate Kasch, em um comunicado. “Infelizmente, a Polônia ainda não está preparada para avançar nisso.”

“A Alemanha ofereceu apoio pessoal, organizacional e financeiro. Continuaremos conversando sobre isso e trabalharemos para persuadir (Polônia), já que a cooperação transfronteiriça na luta contra a PSA é importante - com responsabilidade também por toda a Europa ”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    E nós aqui no Brasil estamos dormindo em berço esplendido!!!! Discutindo a melhor forma de abater os javalis, se será com flecha, tiro, facada ou a bodoque... com sem anestesia. Tem um projeto de lei tramitando lá no Congresso, estabelecendo que ficará por conta do ESTADO o de abate, criando a figura do agente caçador, concursado e com todas as regalias. Tais agentes deverão prender os javalis, anestesiá-los e só posteriormente sacrificá-los. Alô criadores de suinos!!! Alô indústria de proteinas animais!!! Vamos acordar!!!!

    6
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tem politico, que por mais ladrão e incompetente que seja não devia estar na cadeia mas em um manicomio atado fortemente com uma camisa de força. Aqui tem tanto queixada que é perigoso andar de bicleta ou fazer caminhada.

      4