Relação custo/preço do frango: nos dois últimos anos, muitíssimo inferior à de 2019

Publicado em 28/09/2021 07:43

Negativa na primeira metade deste ano, a margem entre o custo de produção e o preço recebido pelo frango vivo “empatou” no início do segundo semestre: o custo médio dos sete primeiros meses de 2021 ficou em R$4,99/kg, mesmo valor recebido pelos produtores de frango de São Paulo. E só agora, em agosto, é que foi registrada alguma (ridícula) margem para o produtor, pois, na média do período janeiro-agosto, o custo ficou em R$5,03/kg e o preço recebido em 5,12/kg. Margem, portanto, de 1,79%.

É verdade que os parâmetros adotados nesta demonstração não proporcionam, exatamente, uma comparação perfeita. Pois o custo apontado, da Embrapa Suínos e Aves, refere-se a aviário climatizado do estado do Paraná, enquanto o preço recebido é o levantado pela Jox Assessoria Agropecuária no interior paulista. Mas são as duas únicas ferramentas disponíveis para uma avaliação do gênero e seus resultados, sem dúvida, correspondem muito de perto à realidade.

Assim, voltando à margem entre custo e preço recebido, constata-se que que a alcançada até o momento, de 1,79%, não é muito diferente daquela registrada em 2020, visto ter ficado em 1,56%. O ganho atual, portanto, se encontra em apenas 0,26 ponto percentual.

Diferentes, sim, são as margens destes dois últimos anos em relação àquela registrada em 2019, ano em que a diferença entre custo e preço ficou em 14,68%.

Neste último caso, é inegável que os resultados de 2019, após vários momentos difíceis para o setor produtivo, hoje podem ser vistos como excepcionais (mesmo porque, forçado pelas circunstâncias, o setor foi obrigado a readequar e reduzir a capacidade produtiva, daí um maior equilíbrio entre oferta e procura). Mas ainda que tenha sido superior, a margem de dois anos atrás não difere muito daquela registrada na média dos anos 10 anos anteriores, da ordem de 10,2%.

Ou seja: conviver, nos últimos dois anos, com um margem que mal passa de 1,5%, mas que, na realidade, deve continuar negativa (porque, com a pandemia, surgiram novos fatores de custo ainda não contabilizados nos levantamentos) continua sendo verdadeiro milagre.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário