Namíbia suspende aves da Alemanha e Holanda após surto de gripe aviária
![]()
A Namíbia suspendeu as importações de aves vivas, aves e produtos avícolas da Alemanha e da Holanda na segunda-feira, após surtos da gripe aviária altamente patogênica H5N1 nos países europeus.
A Alemanha relatou o surto de gripe aviária em uma fazenda de ganso na semana passada, enquanto fazendas comerciais na Holanda foram obrigadas a manter todas as aves dentro de casa após um surto em uma fazenda na província central de Flevoland.
A Direcção de Serviços Veterinários da Namíbia disse que suspendeu imediatamente a importação e trânsito em trânsito de aves vivas, aves, produtos avícolas crus, avestruzes vivos e produtos de avestruz dos dois países.
Ela disse que as remessas de produtos avícolas embalados de 1º de outubro na Alemanha e 5 de outubro na Holanda seriam rejeitadas e devolvidas ou destruídas a um custo para o importador.
O risco da doença para os humanos é considerado baixo, mas surtos anteriores entre aves de granja resultaram em extensos programas de abate para conter a disseminação.
0 comentário
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA