Namíbia suspende aves da Alemanha e Holanda após surto de gripe aviária
![]()
A Namíbia suspendeu as importações de aves vivas, aves e produtos avícolas da Alemanha e da Holanda na segunda-feira, após surtos da gripe aviária altamente patogênica H5N1 nos países europeus.
A Alemanha relatou o surto de gripe aviária em uma fazenda de ganso na semana passada, enquanto fazendas comerciais na Holanda foram obrigadas a manter todas as aves dentro de casa após um surto em uma fazenda na província central de Flevoland.
A Direcção de Serviços Veterinários da Namíbia disse que suspendeu imediatamente a importação e trânsito em trânsito de aves vivas, aves, produtos avícolas crus, avestruzes vivos e produtos de avestruz dos dois países.
Ela disse que as remessas de produtos avícolas embalados de 1º de outubro na Alemanha e 5 de outubro na Holanda seriam rejeitadas e devolvidas ou destruídas a um custo para o importador.
O risco da doença para os humanos é considerado baixo, mas surtos anteriores entre aves de granja resultaram em extensos programas de abate para conter a disseminação.
0 comentário
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas