França reforça medidas contra a gripe aviária à medida que o vírus se espalha na Europa
O governo francês colocou todo o país em alerta máximo para a gripe aviária, enquanto o vírus se espalha pela Europa, disse o Ministério da Agricultura na sexta-feira.
A mudança estenderá a exigência de manter os rebanhos de aves dentro de casa, medida já implementada em algumas áreas desde setembro.
“Desde o início de agosto, 130 casos ou aglomerados de gripe aviária foram detectados em animais selvagens ou em fazendas na Europa”, disse o ministério em um comunicado, acrescentando que três casos foram identificados em pássaros de quintal no nordeste da França.
“Medidas de prevenção reforçadas serão, portanto, implementadas para proteger as granjas.”
A exigência de manter os rebanhos dentro de casa será adaptada, no entanto, para levar em consideração as práticas de produção, como a agricultura caipira, disse o ministério.
Em outros lugares da Europa, as autoridades holandesas ordenaram na semana passada que fazendas comerciais mantivessem todos os rebanhos dentro depois que a gripe aviária foi relatada em uma fazenda.
As medidas da França não ameaçarão o status de livre da gripe aviária que o país garantiu no início de setembro, após uma onda anterior de gripe aviária, acrescentou o ministério.
A França abateu cerca de 3 milhões de aves no inverno passado em sua região de criação de patos no sudoeste, enquanto lutava com a disseminação do vírus de aves selvagens para bandos de aves.
0 comentário
Quedas tímidas para o mercado do frango nesta sexta-feira (17)
Preços do suíno vivo encerram a sexta-feira (17) em campo misto
ACCS recebe diretoria do BRIPAEM para alinhar projetos estratégicos em 2025
CDC dos EUA recomenda testes mais rápidos para gripe aviária em pacientes hospitalizados
Produção de carne suína da China no quarto trimestre cai 1,8% a/a para 14,66 milhões de toneladas
Frango/Cepea: Competitividade cai frente às carnes suína e de boi