Alemanha encontra caso de peste suína africana em javali perto de fazenda

Publicado em 25/11/2021 11:44

Logotipo Reuters

Um caso de peste suína africana (PSA) foi encontrado em um javali no estado de Mecklenburg-Vorpommern, no leste da Alemanha, perto de um caso encontrado em uma fazenda no estado no início de novembro, o Ministério da Agricultura federal disse na quinta-feira.

A fonte do caso da fazenda em Mecklenburg-Vorpommern não foi clara, já que não foi relatado anteriormente que javalis no estado tivessem a doença. A região fica perto dos estados de Brandemburgo e Saxônia, onde mais de 2.700 casos de PSA foram relatados em animais selvagens.

O ministério federal disse na quinta-feira que o caso de PSA em um javali em Mecklenburg-Vorpommern foi encontrado em um animal morto perto de uma rodovia.

Excrementos de animais apanhados em pneus de veículos são conhecidos por espalhar a doença em outros países.

Os javalis que vagavam pela Polônia para a Alemanha espalharama PSA, que é inofensivo para os humanos, mas fatal para os porcos e causa grande perda nas exportações de carne de porco para os países onde a doença está presente.

A China e outros compradores de carne suína proibiram as importações de carne suína alemã em setembro de 2020, depois que o primeiro caso de PSA foi encontrado em animais selvagens.

A Alemanha vem tentando conter a doença no leste da Alemanha e erradicá-la por meio de um corredor de proteção entre duas cercas. Na zona dentro das duas cercas, a população de javalis seria reduzida a zero com a intensificação da caça.

A Alemanha disse na quinta-feira que está continuando as negociações com a China sobre a "regionalização", que interrompe as importações de carne suína apenas de regiões de um país onde a peste suína foi detectada, em vez de uma proibição total das vendas de todo o país.

Analistas dizem que a Alemanha teve sucesso em conter a doença, mas as contínuas descobertas em animais selvagens significam que a China e outros grandes compradores de carne suína podem não suspender suas proibições de importação de carne suína alemã. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário