Gripe aviária: surtos na Europa e na Ásia podem estimular aumento de preços do frango brasileiro

Publicado em 04/01/2022 17:19 e atualizado em 05/01/2022 18:02
De acordo com especialista, produção de carne de frango brasileira já teria chegado ao limite, e não seria possível ampliar de forma expressiva os volumes embarcados

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo informações oficiais da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal, na sigla em inglês), em 2021 até agora há 21 casos de influenza aviária atípicos no mundo, 23 se somar casos que foram registrados inicialmente em 2020 e que seguem ativos. Apesar disso, outras notificações em mais países têm vindo à tona todas as semanas desde o último trimestre por meio de agências internacionais de notícias e divulgados pelo Notícias Agrícolas. (Confira links no final da matéria)

O médico veterinário, virologista e pesquisados da Embrapa Suínos e Aves, Luizinho Caron, afirma que as subnotificações à OIE podem acontecer porque quando um caso da doença é detectado em uma granja, é preciso que seja feito uma série de procedimentos para a confirmação da doença, da cepa do vírus e da abrangência até a notificação à Organização. 

Caron afirma que estes surtos da doença, que é a patologia viral mais importante na avicultura, podem representar oportunidade de preços melhores à proteína brasileira. "A questão é que, com uma possível escassez de carne de frango nestes países por causa da doença, os preços do mercado interno podem aumentar, beneficiando o Brasil. Entretanto, em relação de volume exportado, o Brasil não tem tanta capacidade assim de ampliar as quantidades", afirma.

Isso porque, de acordo com Caron, o alojamento de aves de corte no Brasil, cerca de 6,8 bilhões por ano, já estaria no limite. Um possível incremento no volume exportado poderia acontecer, de forma limitada, se as aves fossem abatidas mais pesadas, conforma pontua o especialista.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou as perspectivas para o encerramento de 2021 e projeções para 2022 e em ambos os anos, a expectativa é de crescimento. Para atender os mercados doméstico e exterior, a produção de carne de frango em 2021 deverá alcançar até 14,350 milhões de toneladas, número 3,5% superior ao registrado no ano passado, com 13,850 milhões de toneladas. Já o volume projetado para 2022 poderá chegar até 14,900 milhões de toneladas, volume 4% maior em relação a 2021.

As projeções da entidade apontam para embarques totais de carne de frango neste ano de até 4,580 milhões de toneladas, quantia 8% superior ao alcançado em 2020, com 4,231 milhões de toneladas. Em 2022, as vendas internacionais poderão chegar a 4,750 milhões de toneladas, volume que supera em 5% as exportações projetadas para 2021.

carne-de-frango-abpa-330Aa
RISCOS DE SANIDADE

Apesar de os surtos da influenza aviária estarem se espalhando pela Europa e Ásia, além de alguns casos terem sido registrados na África, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Luizinho Caron explica que os riscos da doença chegar ao Brasil são baixos. 

De acordo com ele, esta é uma doença que começa a se espalhar no inverno nos países asiáticos e europeus, ou seja, mais para o final do ano, com os fluxos de aves migratórias."No Brasil a gente recebe menos de 1% do total de aves migratórias que circulam entre os continentes e que são vetores para doenças". 

Além disso, Caron pontua que as medidas de biosseguridade tomadas pelo Brasil são muito eficazes e têm prevenido a entrada deste tipo de patogenia nos aviários. 

OIE-WAHIS - Google Chrome
OIE-WAHIS - Google Chrome_2
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário