Nova gripe aviária tem maior risco de contágio em humanos, diz diretora de organização de saúde animal

Publicado em 05/01/2022 16:11

Logotipo Reuters

Por Sybille de La Hamaide

PARIS (Reuters) - Uma onda de gripe aviária na Ásia e na Europa tem maior risco de passar para humanos por conta do alto número de variantes, apontou a Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE). 

A propagação da altamente patogênica influenza aviária, conhecida como gripe aviária, provoca a preocupação entre governos e a indústria avícola, após surtos anteriores levarem ao abate de dezenas de milhões de aves, além de restrições comerciais. 

"Desta vez a situação é mais difícil e mais arriscada, já que vemos novas variantes emergindo, o que fica mais difícil de acompanhar", disse a diretora-geral da OIE, Monique Eloit, à Reuters em entrevista na quarta-feira. 

"Eventualmente, o risco é de mutação ou de combinação com um vírus da gripe humana que possa ser transmitido entre humanos, e de repente isso toma uma nova dimensão", acrescentou. 

Quinze países reportaram surtos da gripe em aves entre outubro e o final de dezembro, na maioria dos casos se tratava da cepa H5N1. A Itália é o país mais atingido na Europa, com 285 surtos e quase 4 milhões de aves abatidas, mostram os dados da OIE. 

Surtos geralmente começam no outono, quando a infecção é propagada por pássaros selvagens em migração. 

A H5N1 é uma das poucas cepas de gripe aviária que passa para humanos. No total, já foi reportado que cerca de 850 pessoas já foram infectadas com a variante, das quais metade veio a falecer, disse a OIE.

No ano passado, várias pessoas foram infectadas pela cepa H5N6 na China, causando preocupações entre alguns especialistas, que dizem que uma variante que circulava anteriormente parece ter mudado e pode ser mais infecciosa em pessoas.

Eloit ressalta, no entanto, que a maioria dos países havia aprendido a conter surtos e a transmissão para humanos seria esporádica já que a gripe aviária é passada através de contato próximo.

"Se há um, dois ou três humanos infectados, é preocupante, mas não é necessário um alarmismo muito rápido com os ricos da extensão. Vai depender de quantas pessoas foram infectadas", disse. 

(Reportagem de Sybille de La Hamaide)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário