Tailândia rejeita acusações de encobrimento da peste suína africana

Publicado em 10/01/2022 08:09

Logotipo Reuters

A Tailândia negou na segunda-feira as acusações de ter encoberto um surto de peste suína africana, depois que um teste de laboratório universitário conduzido no mês passado indicou que um porco de estimação havia morrido da doença.

As autoridades tailandesas negaram durante anos um surto local da doença que se espalhou pela Europa e Ásia nos últimos anos e matou centenas de milhões de porcos.

As autoridades atribuíram a maioria das mortes de suínos em fazendas a outra doença viral, a síndrome respiratória e reprodutiva suína (PRRS).

As especulações aumentaram nas últimas semanas de que um surto de peste suína africana já estava dizimando os rebanhos suínos tailandeses, alimentado por um forte aumento nos preços da carne suína devido à menor oferta doméstica de suínos.

"Seguimos todos os procedimentos. Não poderíamos ter encoberto", disse Sorravis Thaneto, diretor-geral do Departamento de Desenvolvimento Pecuário da Tailândia, em entrevista coletiva.

“Se encontrarmos a doença, vamos anunciá-la de acordo com o procedimento”.

As autoridades começaram a coletar amostras de sangue de porcos de fazenda e matadouros em províncias de suinocultura para procurar a doença, disse Sorravis.

A doença é inofensiva para os humanos, mas mortal para os porcos.

Surtos foram relatados na China e entre os vizinhos da Tailândia, incluindo o Vietnã , onde pelo menos 230.000 porcos foram abatidos no ano passado, o triplo do número em 2020. leia mais

Os comentários de Sorravis foram feitos depois que o proeminente ativista Srisuwan Janya registrou uma queixa na segunda-feira no escritório anticorrupção da Tailândia, acusando-o e a dois ministros de esconder um surto de peste suína na África.

A Universidade Kasetsart, da Tailândia, disse há dias que seu laboratório havia encontrado no mês passado a doença em um porco de estimação morto , o primeiro relatório desse tipo na Tailândia. consulte Mais informação

Um consórcio de reitores de 14 instituições veterinárias, incluindo a Universidade Kasetsart, disse ter enviado uma carta a Sorravis no início de dezembro informando-o da descoberta.

Sorravis, entretanto, disse que nunca tinha visto a carta, mas iria procurá-la.

As autoridades disseram na semana passada que anteciparam uma oferta menor de suínos este ano e suspenderam as exportações de suínos vivos a partir de quinta-feira até 5 de abril.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário