Filipinas, atingida pela peste suína africana, vê crescimento 'substancial' na população de suínos

Publicado em 18/01/2022 08:16

Logotipo Reuters

O estoque de suínos das Filipinas aumentou cerca de 700.000 cabeças nos últimos 12 meses devido a um programa de repovoamento, após dois anos de declínio devido a surtos de peste suína africana, disse uma autoridade agrícola nesta terça-feira.

O estoque subiu para 9,8 milhões de cabeças, de 9,1 milhões um ano atrás, disse Reildrin Morales, diretor do Departamento de Indústria Animal do Departamento de Agricultura.

O aumento foi "substancial", disse ele em um briefing virtual, citando dados oficiais, depois que a indústria sofreu um declínio de mais de 3 milhões de cabeças entre 2019 e 2020, principalmente devido ao abate em massa.

As Filipinas, o sétimo maior importador de carne suína do mundo antes que a demanda local fosse prejudicada pela pandemia, foi duramente atingida por esses surtos e forçada a aumentar as importações de carne suína para lidar com uma escassez doméstica aguda e moderar a inflação de alimentos.

Em 13 de janeiro, 45 aldeias em todo o país ainda tinham casos ativos de peste suína africana, uma pequena fração das 3.582 aldeias atingidas pela doença desde que o primeiro surto foi relatado em 2019, mostraram dados do departamento.

Morales disse que o setor privado assumiu um papel de liderança no programa de repovoamento financiado pelo governo e espera que o aumento da oferta doméstica ajude a estabilizar os preços da carne suína eventualmente.

“Até o terceiro trimestre de 2022, se o impulso e nosso repovoamento e outras iniciativas continuarem, podemos esperar que nossa oferta de carne suína esteja do lado positivo”, disse ele.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário