EUA encontram mais casos de gripe aviária em aves selvagens e identifica cepa

Publicado em 19/01/2022 08:04

Logotipo Reuters

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informou nesta terça-feira mais dois casos de gripe aviária altamente patogênica em aves selvagens, aumentando os riscos de possíveis infecções em aves.

O USDA informou na sexta-feira o primeiro caso do país de um tipo eurasiano do vírus H5 desde 2016 e na terça-feira disse que todos os três casos são da cepa H5N1. Essa cepa causou uma onda de surtos de gripe aviária em aves em toda a Europa e Ásia. 

O H5N1 é uma das poucas cepas de gripe aviária que passou para humanos, embora autoridades norte-americanas tenham dito que havia um baixo risco para as pessoas do caso confirmado na sexta-feira.

As infecções são decepcionantes porque é raro que uma cepa eurasiana chegue à América do Norte, disse Carol Cardona, professora de saúde aviária da Universidade de Minnesota.

"Os vírus da gripe aviária tendem a permanecer em seu hemisfério", disse ela.

Os últimos casos nos EUA ocorreram no condado de Colleton, na Carolina do Sul, onde a infecção de sexta-feira foi encontrada em um pato selvagem, e no condado de Hyde, na Carolina do Norte, informou o USDA.

As aves selvagens podem transmitir a gripe aviária umas às outras ou às aves domésticas através do contacto direto e através das suas penas ou fezes.

“Essas descobertas não são inesperadas, pois as aves selvagens podem ser infectadas com HPAI e não mostram sinais de doença”, disse o USDA. "Eles podem levar a doença para novas áreas ao migrar."

O USDA aconselhou os produtores de aves a revisar as medidas de segurança para garantir a saúde de seus rebanhos e disse que as pessoas devem usar luvas ao lidar com aves selvagens.

Cardona disse que os produtores de aves precisam garantir que o vírus não entre em seus celeiros.

"Os produtores de aves estarão ocupados nesta primavera", disse ela. "Eles têm que verificar as portas e janelas todos os dias, duas vezes por dia, 10 vezes por dia."

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) disse na terça-feira que a Espanha relatou um surto de gripe aviária H5N1 em uma fazenda ao norte de Madri. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário