Biosseguridade na produção de suínos e aves é destaque da Embrapa Suínos e Aves na Coopavel 2022

Publicado em 07/02/2022 08:22
No “Espaço da Biosseguridade” serão apresentadas as principais orientações e informações para manter as granjas protegidas de patógenos que afetam a sanidade dos rebanhos. Pesquisadores são categóricos ao afirmar que a biosseguridade tem papel fundamental na proteção de rebanhos, granjas e propriedades rurais

A temática da biosseguridade na produção de aves e suínos, com especial atenção à sanidade dos rebanhos, é o que a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai apresentar na Casa da Embrapa durante o Show Rural Coopavel, que ocorre de 07 a 11 de fevereiro em Cascavel-PR. O tema será também discutido em Fórum com a Ocepar. 

No “Espaço da Biosseguridade” serão apresentadas as principais orientações e informações para manter as granjas protegidas de patógenos que afetam a sanidade dos rebanhos. Pesquisadores são categóricos ao afirmar que a biosseguridade tem papel fundamental na proteção de rebanhos, granjas e propriedades rurais porque evita a entrada e disseminação de agentes infecciosos e que trazem prejuízos enormes, sejam de ordem de saúde animal, seja econômico.

Em menos de 15 anos, doenças importantes ameaçaram a produção de suínos e de aves no mundo e exigiram dos produtores a adoção de medidas de biosseguridade para controle, erradicação e proteção de seus rebanhos. A maioria das enfermidades foi causada por vírus, alguns zoonóticos (transmissíveis entre humanos e animais), outros não. Um exemplo foi a gripe aviária, causada pelo vírus da influenza aviária H5N1, em 2005, e a gripe suína, em 2009, causado por vírus da Influenza A, o H1N1. Ambos provocam doenças respiratórias em animais e humanos.

Pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves reforçam que a adoção de algumas medidas, como a cerca periférica de isolamento e a troca de roupa e calçados antes de entrar em uma unidade produtiva, ajuda a manter a saúde dos animais e mitigar riscos de contaminação e disseminação de agentes infecciosos, medidas fundamentais no controle de enfermidades e obtenção de alimento seguro para os humanos.

Neste espaço na Casa da Embrapa serão apresentadas também, dentro da abordagem de biosseguridade, rotas tecnológicas para a destinação de animais mortos nas propriedades e o impacto do controle de javalis na produção de suínos.

Fórum – No dia 08, das 13 às 15 horas, a Embrapa realizará o Fórum de Sanidade de Aves e Suínos: Biosseguridade como potencial de produção, com palestras de especialistas. O objetivo do evento é o de divulgar informações técnicas sobre biosseguridade na produção de suínos e aves com ênfase na sanidade animal. O Fórum será realizado na Casa Paraná Cooperativa, do Sistema Ocepar, parceiro na realização. A programação terá quatro palestras abordando o tema, com espaço para discussão.

Programação completa: 

13h às 13h15: Abertura

13h15 às 14h: Biosseguridade: pontos-chaves dentro e fora das granjas de suínos e

de aves - Danielle Gava e Luizinho Caron (Embrapa Suínos e Aves)

14h às 14h20: O impacto do javali na biosseguridade da produção suína - Virgínia

Santiago Silva (Embrapa Suínos e Aves)

14h20 às 14h40: Destinação de animais mortos: rotas seguras - Everton Krabbe

(Embrapa Suínos e Aves)

14h40 às 15h10: Debate e perguntas

Links - Clique abaixo e confira algumas recomendações da Embrapa. 

Aves  Suínos 

Energia no Campo - Outra ação da Embrapa na Coopavel ocorre no Espaço Impulso, onde serão realizados encontros promovidos pelo Programa Renova-PR. Serão três dias de troca e aprendizados sobre as novidades do setor de energia no campo. De segunda a quarta-feira, os parceiros estarão disponíveis para discutir novas ideias e firmar parcerias capazes de impulsionar ainda mais o mercado de energia e incentivar o uso do biogás no agronegócio.

Na segunda, dia 07, das 13 ás 14 horas, o analista Ricardo Steinmetz participa da discussão sobre Energia no campo: Bovinocultura e Suinocultura. Já no dia 08, o pesquisador Airton Kunz participa na discussão Energia no Campo: Avicultura.

O encontro será transmitido também pelo youtube no link https://www.youtube.com/user/ptibrasil

A ação tem a parceria do Governo do Estado do Paraná (SEAB e IDR); Embrapa Suínos e Aves; PTI; CIBiogás, POD - Programa Oeste em Desenvolvimento e do Sistema Ocepar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário