Mais de 130.000 galinhas abatidas em meio ao surto de gripe aviária na Espanha

Publicado em 11/02/2022 11:58

Logotipo Reuters

Autoridades espanholas abateram mais de 130.000 galinhas depois que um surto de gripe aviária foi detectado em uma granja industrial na região norte de Castela e Leão, disseram autoridades locais.

Um carregador industrial recolheu milhares de carcaças de frango e as jogou em um caminhão aberto, que os levou para um local de queima fora da fazenda, mostraram imagens fornecidas pelo Greenpeace na sexta-feira.

"As medidas apropriadas de abate e descarte dos restos mortais de todos os animais foram tomadas na fazenda, que permanece isolada", disse a associação local de veterinários em comunicado na quinta-feira.

As autoridades impuseram uma área de isolamento de 10 quilômetros ao redor da fazenda, que fica nos arredores da vila de Iscar, na província de Valladolid, a cerca de 130 quilômetros a noroeste de Madri, mas dizem que há pouco perigo para os seres humanos.

"A possibilidade de transferência para humanos é extraordinariamente rara e, portanto, não é uma questão de grande preocupação para nós", disse o porta-voz do governo regional de Castela e Leão, Carlos Fernandez Carriedo.

Surtos do vírus, que muitas vezes são transmitidos por aves migratórias selvagens para animais domésticos, foram relatados na França, Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda e Sérvia.

A Espanha detectou cinco surtos menores em fazendas e uma dúzia em populações selvagens até agora este ano, segundo o Ministério da Agricultura.

Um porta-voz da associação espanhola de veterinários disse que não surpreende que o vírus tenha chegado à Espanha, já que a Península Ibérica está no caminho de muitas aves migratórias.

Mas o Greenpeace disse que as práticas agrícolas industriais amplificam o risco de propagação da doença, alimentando um debate em andamento na Espanha sobre os custos econômicos e sociais da agricultura intensiva.

“É urgente acabar com esse modelo destrutivo que está colocando em risco a saúde do planeta e das pessoas”, afirmou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário