Desempenho do frango (vivo e abatido) na 7ª semana de 2022, terceira de fevereiro
O frango abatido passou pela terceira semana de fevereiro, 7ª de 2022, com desempenho oposto ao do mesmo período de 2021. Um ano atrás, na mesma terceira semana (de um Carnaval que não houve), sua cotação recuou mais de 3% em relação aos mesmos cinco dias úteis anteriores. Já em 2022 o período ficou marcado por um incremento de 2,5%.
Exatamente por isso – queda de um lado; aumento do outro – o frango abatido deixou de registrar preço inferior ao de um ano atrás. Mas o ganho, por ora, é ínfimo (+0,35%) e está restrito à semana. Porque, na média das três primeiras semanas de fevereiro prevalece uma redução de 2% em relação ao mesmo mês de 2021.
Porém, bem mais auspicioso que a reversão ora observada é o fato de, embora lentamente, a recuperação do frango abatido estender-se segunda quinzena adentro, ocorrência que, mesmo não sendo inédita, é rara no setor.
Tal ocorrência indica que o mercado – oferta e procura – vem se ajustando e tende a se intensificar, senão nesta, na próxima semana, quando começa novo mês.
Quanto ao frango vivo segue dependendo da retomada de mercado do abatido. Completou neste domingo (20) exatas seis semanas de cotação inalterada em R$4,90/kg, mas continua aplicando esse valor apenas aos lotes pré-programados, pois as ofertas spot sujeitam-se a descontos variáveis conforme as necessidades e os interesses de ambas as partes.
De toda forma, paira no ar uma nova expectativa envolvendo tanto o frango vivo como o abatido. Porque, como se diz por aqui, o ano só começa depois do Carnaval. E um ano novo está por vir, pois o Carnaval é na terça da semana que vem, 1º de março.
0 comentário
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai