Filipinas detecta gripe aviária em fazendas de patos e codornas

Publicado em 22/02/2022 09:36

Logotipo Reuters

O Departamento de Agricultura das Filipinas disse nesta terça-feira que detectou recentemente surtos de gripe aviária em algumas fazendas de patos e codornas perto da capital, depois de se livrar da doença há mais de um ano.

Os casos mais recentes envolveram a cepa H5N1, não a cepa H5N6 encontrada durante surtos nos últimos anos, embora ambas sejam classificadas como altamente patogênicas.

Em janeiro de 2021, o departamento anunciou que o país do Sudeste Asiático estava livre do vírus H5N6, citando uma declaração da Organização Mundial de Saúde Animal.


Os primeiros casos de infecção pelo H5N1 foram encontrados no mês passado nas províncias de Bulacan e Pampanga, sede de algumas empresas avícolas. Casos adicionais foram registrados no início deste mês, disse o departamento em comunicado.

No entanto, a cepa ainda não foi encontrada em frangos e perus, de acordo com Reildrin Morales, diretor do Bureau of Animal Industry do departamento.

Morales disse que as autoridades veterinárias municipais imediatamente abateram todas as aves nas fazendas de codornas e patos afetadas.


Zonas de quarentena foram estabelecidas em torno de fazendas infectadas para evitar a propagação do vírus e o risco de transmissão para humanos, disse ele.

O secretário de Agricultura, William Dar, no entanto, assegurou ao público que o risco de os humanos pegarem o vírus H5N1 era "muito baixo".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário