China suspende importação de carne de frango da BRF de Lucas do Rio Verde (MT)

Publicado em 04/03/2022 11:30 e atualizado em 04/03/2022 15:58
Conforme dados divulgados pela Administração Geral de Alfândega da China, medida passa a valer neste sábado, dia 5

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo informações divulgadas na manhã desta quarta-feira (4) pelo Estadão, a Administração Geral de Alfândega da China (GACC, na sigla em inglês) anunciou a suspensão das importações de carne de frango da unidade da BRF localizada em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. 

Conforme o comunicado, não há motivo específico para a decisão e nem uma perspectiva de data para que as compras sejam retomadas. 

A Associação Brasileira de Proteína Animal e a BRF foram questionadas sobre mais informações a respeito da suspensão, mas apenas a ABPA respondeu ao Notícias Agrícolas até o momento. 

"A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) reafirma a sua confiança na associada BRF, em relação ao pleno cumprimento de todos os requisitos para realizar exportações nos diversos mercados onde atua, incluindo a China.  Neste sentido, a ABPA, respaldada por sua representação no mercado chinês, apoiará a indústria e o Governo Brasileiro para a apresentação dos devidos esclarecimentos e a retomada das exportações pela planta suspensa - conforme publicação da Administração Geral das Alfândegas da República Popular da China (GACC), Cabe lembrar que a empresa e o setor ainda não foram notificados oficialmente sobre a suspensão da unidade frigorífica em questão, localizada em Lucas do Rio Verde (MT)".

Leia mais:

+ Embarques de carne de frango em fevereiro/22 superam em 24% o total arrecadado em fevereiro/21

 

China suspende compra de carne de aves de unidade da BRF em MT; efeito deve ser limitado
Logotipo Reuters

A China suspendeu suas compras de carne de aves de uma unidade da BRF localizada em Lucas do Rio Verde (MT), uma das maiores fábricas da companhia, porém a expectativa da empresa é que a medida não traga efeitos negativos para suas margens.

A informação foi publicada pela Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) e confirmada pela companhia à Reuters nesta sexta-feira.

"A BRF informa que teve ciência por meio do site do GACC a respeito da suspensão de sua unidade em Lucas do Rio Verde (MT)...", disse.

A empresa afirmou ainda que não foi notificada oficialmente pelo Ministério da Agricultura brasileiro.

Segundo dados da companhia, o volume exportado de frango pela BRF para a China atualmente corresponde a 2,7% de suas receitas totais. A planta de Lucas do Rio Verde representa 12% do volume total de aves embarcado para este mercado.

"Ou seja, 0,3% das receitas, sem efeito adverso esperado na margem Ebitda", esclareceu.

"Os volumes desta unidade serão direcionados para outros mercados, em conexão com o Planejamento Integrado da BRF. A empresa ressalta ainda que suas sete unidades habilitadas continuam exportando frango normalmente para a China, sem qualquer intercorrência."

A BRF também disse que tomará as medidas cabíveis e trabalhará na reversão da situação com as autoridades chinesas e brasileiras, ressaltando que possui rigorosos processos de segurança de alimentos e controles de qualidade.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) reafirmou em nota sua confiança na associada BRF, em relação ao pleno cumprimento de todos os requisitos para realizar exportações nos diversos mercados onde atua, incluindo a China.

"Neste sentido, a ABPA, respaldada por sua representação no mercado chinês, apoiará a indústria e o governo brasileiro para a apresentação dos devidos esclarecimentos e a retomada das exportações pela planta suspensa", disse a entidade.

De acordo com a associação, assim como a empresa, o setor ainda não foi notificado oficialmente sobre a suspensão da unidade frigorífica em questão.

A planta de Lucas do Rio Verde já havia tido os embarques de carne suína embargados pela China em agosto do ano passado, suspensão que segue vigente até hoje, de acordo com a BRF.

Em janeiro, o mercado chinês --principal comprador de frango e suínos do Brasil-- suspendeu as importações de dois outros frigoríficos brasileiros de frango.

Na ocasião, a ABPA disse que não esperava impactos significativos para as exportações brasileiras de carne de frango, uma vez que o país contava com pouco mais de 40 plantas habilitadas para exportar o produto ao país asiático.

Dados da entidade indicam que o Brasil embarcou 48,3 mil toneladas de frango para a China em janeiro, aumento de 4,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, de um total de 349,1 mil toneladas enviadas pelo país ao mercado externo no mês.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas + Estadão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário