Novos casos de gripe aviária identificados na Pensilvânia e Utah, diz USDA

Publicado em 18/04/2022 10:08

Logotipo Reuters

Novos casos de gripe aviária foram detectados em uma granja comercial de frangos na Pensilvânia e em uma de quintal em Utah, disse o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos neste sábado, com o surto agora se espalhando para mais de 30 estados do país.

O departamento disse no início deste mês que estava analisando as vacinas como uma opção para proteger as aves contra a gripe aviária mortal, já que o país enfrenta seu pior surto desde 2015. O surto atual matou mais de vinte milhões de galinhas e perus em rebanhos comerciais desde fevereiro.

"Amostras do rebanho da Pensilvânia foram testadas no Laboratório Veterinário da Pensilvânia e amostras do rebanho de Utah foram testadas no Laboratório de Diagnóstico Veterinário de Utah, ambos parte da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Animal", disse o USDA em comunicado no sábado.

Autoridades federais e estaduais estavam trabalhando em conjunto em vigilância e testes adicionais em áreas ao redor dos rebanhos afetados, disse o USDA.

Os recentes casos de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) não representam uma preocupação imediata de saúde pública, disseram as autoridades dos EUA.

Anteriormente, os Estados Unidos evitavam vacinas, preocupados com o fato de os importadores proibirem os embarques de aves dos EUA porque não conseguem distinguir as aves infectadas das vacinadas. Os Estados Unidos são o segundo maior exportador de carne de aves do mundo. Em 2020, o valor das exportações de aves e produtos avícolas dos EUA para o mundo atingiu US$ 4,2 bilhões.

A gripe aviária atingiu aves na Europa e na Ásia, além da América do Norte, e o USDA está trabalhando com outros países em opções de vacinas.

O comércio sofreu, pois importadores como a China bloquearam as importações de muitos estados dos EUA com surtos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário