Reuters: Queda incomum na demanda de soja da China pode preceder contração de carne suína

Publicado em 22/04/2022 10:54

Logotipo Reuters

* Por Karen Braun, analista de mercado da Reuters

A China parece estar estrangulando significativamente as importações de soja este ano para bem abaixo das normas recentes, após um recorde no ano passado, que coincidiu com uma restauração significativa de seu rebanho de suínos, o maior do mundo.

Isso permitiu que a produção de carne suína da China no primeiro trimestre de 2022 subisse para o maior em mais de três anos, preenchendo um déficit de proteína deixado pela peste suína africana (PSA). A PSA havia eliminado uma grande parte do rebanho de suínos há alguns anos.

Mas pode haver uma retração se os custos da alimentação permanecerem altos, principalmente porque os produtores de suínos chineses podem estar abatendo animais após um longo período de perda de dinheiro. Isso poderia reduzir ainda mais a demanda por soja, já notavelmente fora da tendência este ano.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, a China importará 91 milhões de toneladas de soja em 2021-22, contra quase 100 milhões no ano anterior. Isso marcaria a segunda vez desde 2003-04 que as importações caíram no ano, sendo a outra em 2018-19, quando a ASF e a guerra comercial dos EUA derrubaram a demanda.

No entanto, essa perspectiva colide com a posição oficial da China, que mostra as importações de soja em 2021-22 em um recorde de 102 milhões de toneladas. Essa estimativa não mudou desde meados de 2021, embora a meta inicial do USDA para 2021-22 fosse de 103 milhões de toneladas há quase um ano.

A China produz mais de 90% da carne que consome, e o USDA vê a população comendo um volume recorde de carne em 2022, após uma grande queda há três anos. A produção está no limite inferior dos níveis pré-PSA, mas a oferta restante será coberta por importações substancialmente mais fortes do que nos tempos pré-PSA.

Geralmente, as importações de soja mais baixas sugerem uma produção de suínos mais leve e um aumento potencial nas importações de carne, mas as reduções nas importações tanto de matérias-primas quanto de produtos acabados podem não ser simultaneamente sustentáveis ​​​​sem uma mudança de demanda em maior escala.

Uma mudança proeminente é o gosto crescente dos consumidores chineses por carne bovina, grande parte importada dos Estados Unidos. Em meados de abril, a China havia comprado mais carne bovina dos EUA do que suína para embarque em 2022, apesar de a carne bovina custar quase três vezes mais.

Ainda assim, a carne suína continua sendo a proteína preferida da China, que deve responder por 69% do consumo de carne este ano, contra 13% da carne bovina. Autoridades chinesas disseram nesta semana que os produtores de suínos provavelmente voltarão a ter lucro no terceiro trimestre deste ano, mas isso estava sob a suposição de que os preços da ração seriam corrigidos até então.

SOJA

Farelo de soja caro e, potencialmente, instruções do governo, levaram os suinocultores a cortar as rações de soja na alimentação.

Pequim afirmou em fevereiro que poderia reduzir a demanda de soja em 30% por meio de dietas de gado com baixo teor de proteína, uma tentativa provável de diminuir a dependência das importações, embora isso possa ser arriscado para a produção de carne. consulte Mais informação

O aumento das importações chinesas de milho, trigo e sorgo pode apoiar algumas mudanças para ingredientes alternativos para rações. Mas Pequim disse no início deste mês que os altos preços do milho e as margens negativas dos suínos também estavam reduzindo a demanda por milho.

Além das baixas margens de esmagamento chinês, há menos soja disponível para exportação este ano e os preços subiram, outro ponto negativo para os volumes de importação. A safra do Brasil, principal fornecedor, caiu em até 20 milhões de toneladas em relação às ideias originais, mas as importações mais leves da China já estavam em andamento antes que os problemas do Brasil surgissem.

As importações de soja no primeiro semestre de 2021-22 (outubro a março) caíram quase 9% em relação à alta do ano anterior, e isso foi liderado por uma queda de 28% nos embarques dos EUA para a China entre setembro e fevereiro. Essa desaceleração do primeiro semestre é consistente com a suposição do USDA para quedas no ano inteiro.

Um fator potencialmente positivo para os exportadores de soja dos EUA e do Brasil é que a China vem liberando soja importada das reservas estatais nas últimas semanas para aliviar os preços. O tamanho exato do estoque da China não é claro, mas uma redução nas reservas pode exigir outro período de recarga.

Mais uma boa notícia para os produtores dos EUA é que a China já garantiu um volume recorde da próxima safra dada a data. No entanto, isso não garante que as compras mais pesadas continuem no final do ano, quando a atividade de reservas geralmente atinge o pico.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário