Abate de aves na França devido à gripe aviária chega a 16 milhões, recorde, segundo a France Presse

Publicado em 03/05/2022 11:10

De acordo com informações da agência internacional de notícias France Presse, um recorde de 16 milhões de galinhas, patos e outras aves foram abatidos na França desde novembro em um dos surtos de gripe aviária mais graves em anos, informou o Ministério da Agricultura francês.

O país foi atingido por várias epidemias desde 2015, mas elas foram contidas principalmente no sudoeste, onde os patos são criados para a lucrativa indústria de patê de fígado de foie gras.

Mas neste inverno, pela primeira vez, aves selvagens migrando de volta do sul contaminaram aves de criação, provocando uma segunda onda de infecções que só agora chega ao fim.

Quase 1.400 locais relataram casos, incluindo pelo menos 850 na Vendéia, considerada estratégica pelo ministério por abrigar muitas fazendas que criam galinhas e outras aves exclusivamente para reprodução.

No entanto, o surto atingiu o pico no final de março e a propagação da doença está diminuindo, disse o ministério.

O abate em números tão grandes gera custos substanciais, tanto para os agricultores, pois a produção para e os mercados de exportação fecham, quanto para o Estado, que compensa os agricultores por suas perdas.

A produção de ovos caiu cerca de 6% desde novembro como resultado do surto, de acordo com o vice-presidente do Comitê de Ovos (NCPO) Loic Coulombel.

No ano passado, quase 500 locais relataram casos de gripe aviária e 3,5 milhões de animais – principalmente patos – foram abatidos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
France Presse

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário