ABPA pontua que "recebeu com tranquilidade" a notícia sobre isenção para importação de alguns cortes de frango

Publicado em 12/05/2022 14:37 e atualizado em 12/05/2022 15:43
A entidade alerta que as altas dos preços da carne de frango são, na verdade, fruto do inevitável repasse parcial das altas superiores a 100% do milho e do farelo de soja

De acordo com nota oficial emitida pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a entidade afirma que recebeu com tranquilidade a informação sobre a suspensão da cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC), pelo Ministério da Economia, para diversos produtos, entre eles miúdos e pedaços de carnes de frango.

A ABPA sempre defendeu enfaticamente o livre comércio - especialmente por meio da construção dos tão desejados acordos bilaterais, para tornar o produto brasileiro mais competitivo no comércio internacional perante outras nações que seguem esta estratégia de consolidação de negócios de exportação.

A entidade alerta que as altas dos preços da carne de frango são, na verdade, fruto do inevitável repasse parcial das altas superiores a 100% do milho e do farelo de soja (que representam 70% dos custos de produção), além de outros insumos como diesel, embalagens de plástico e papelão, entre outros. Estas, sim, são as verdadeiras causas das altas dos preços dos produtos e que demandam ações imediatas por parte do Governo. 

Além disso, o mundo vive um quadro de baixa oferta de produtos, decorrente de diversos fatores, incluindo a forte crise sanitária de Influenza Aviária que alcançou diversos grandes produtores da Ásia, Europa, África e América do Norte. O Brasil, neste contexto, é a única nação que mantém bons volumes produtivos - o que permitiu o aumento da disponibilidade de oferta e consumo no País. 

Por fim, a ABPA ressalta a importância da manutenção da suspensão da TEC sobre a importação de milho - esta, sim, é uma medida que pode conter eventuais altas. Com este mesmo objetivo, a ABPA reitera o pedido, já apresentado ao Governo Federal, pela suspensão da cobrança de PIS e COFINS sobre a importação de milho e de farelo de soja.  

Ao mesmo tempo, a associação também reitera o pedido já apresentado ao Governo pela constituição de um sistema de informação das exportações futuras, que teria papel fundamental para evitar que o país enfrentasse, novamente, o quadro de fortes altas de preços de grãos com base em especulações, como ocorreu no passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário