Simpósio Goiano de Avicultura discute Transformação Digital no campo

Publicado em 01/06/2022 08:18
Tema faz parte da programação do evento que acontece dias 09 e 10 de junho, em Goiânia

São esperados cerca de 300 participantes para o XV Simpósio Goiano de Avicultura - um dos eventos mais tradicionais da avicultura brasileira, que reúne os mais renomados pesquisadores do setor e as principais empresas da cadeia avícola. A programação será dias 9 e 10 de junho, em Goiânia, e além de questões técnicas voltadas ao processo produtivo, o Simpósio vai tratar de atualização tecnológica e digital para avicultura de corte e postura. Uma das palestras neste sentido será proferida pela gerente de Produtos Digitais para Avicultura da Cargill Animal Nutrition, Ana Paula de Assis Maia. Ela vai falar sobre Transformação Digital.

Ana Paula expõe que é muito comum associar Transformação Digital com a simples adoção de tecnologias e soluções digitais, isso porque o setor avícola passou a ter acesso a um conjunto de tecnologias que conecta o mundo físico e digital oriundos da Indústria 4.0, como inteligência artificial, sensores, robôs, computação em nuvem, entre outros. “Porém, transformação digital vai muito além do uso de tecnologias no processo de produção. A grande tendência desse processo é a avicultura entender que é uma jornada, a qual se inicia com a adoção de ferramentas digitais, mas exige uma mudança de cultura organizacional”, explica. 

Essa mudança, continua a profissional, envolve mudança de pensamento da liderança e requer estratégia para que haja investimentos e incentivo à inovação em toda a empresa. “Ou seja, a transformação digital é uma mudança cultural associada à utilização das tecnologias como aliadas no processo de gestão e tomada de decisão e que apoiam a transformação de processos e, principalmente, de pessoas, que são agentes transformadores essenciais”, acrescenta. 

A tendência é de investimento em tecnologias e soluções digitais que simplifiquem o dia a dia no campo e resolvam os problemas. Mas, conforme a especialista, para isso acontecer é necessário investir em pessoas para atuarem nesse novo mundo. Segundo ela, a avicultura ainda está apenas iniciando o processo de transformação digital e as empresas estão começando a pensar em inovação para adoção de novas ferramentas. “Estamos em uma fase em que o ponto focal dessa é investir em tecnologias como sensores e equipamentos automáticos, conectividade nas granjas e sistemas que apoiem a digitização dos processos físicos. Esse passo é fundamental para estruturarmos a base sólida do processo de Transformação Digital”, analisa.

Para a profissional da Cargill, o próximo passo será extrair conhecimento a partir dos dados coletados, interpretá-los e analisá-los para extrair as respostas corretas em tempo hábil. “Com tantas tecnologias digitais disponíveis, o ponto que vai fazer diferença nos próximos anos é a integração de dados gerados por elas. A capacidade das plataformas de serem pontos de conversão de todas as ferramentas e tecnologias é que vai revolucionar a forma como a avicultura é feita”, justifica. Outra tecnologia considerada bastante promissora é a robótica, que segundo Ana Paula Maia tem um grande potencial prático na indústria avícola.

Mais do que melhorar processos, segundo Ana Paula, é considerada essencial a adaptação dos sistemas tradicionais de produção a partir da adoção e uso de tecnologias para que a avicultura brasileira mantenha sua competividade e resiliência diante dos atuais desafios mundiais. “As tecnologias são ferramentas digitais e devem trazer previsibilidade, liderar decisões orientadas por dados, trazer os insights e conhecimentos necessários para atender os principais desafios da produção avícola, simplificando, melhorando a eficiência, qualidade e produtividade dos processos auxiliando na redução de perdas produtivas e melhor uso de recursos, com consequente redução do impacto ambiental. Além disso, as inovações tecnológicas propiciam melhor qualidade de vida ao produtor e bem-estar aos animais, ajudando na produção de alimentos de forma sustentável, segura e responsável”, resume Ana Paula.

A palestra da gerente de Produtos Digitais para Avicultura da Cargill Animal Nutrition será no dia 09 de junho, a partir das 14h50. Nos dois dias de programação do XV Simpósio Goiano de Avicultura serão abordados temas relacionados a mercado, sanidade, ambiência, industrialização e muitos outros para avicultura de corte e postura.

Serviço:

XV Simpósio Goiano de Avicultura

Data: 9 e 10 de junho de 2022

Local: Castros Park Hotel, Goiânia, GO 

Endereço: Avenida República do Líbano, 1520, St. Oeste

E-mail: [email protected]

Telefone/WhatsApp: (62) 3203. 3665

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Imprensa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário