Bloomberg: Malásia reafirma proibição de exportação de frango vivo para Cingapura

Publicado em 02/06/2022 11:06

A Malásia reiterou que interromperá as exportações de todos os frangos vivos, fechando as perspectivas de que alguns restaurantes em Cingapura ainda possam importar aves caipiras ou premium. 

As restrições à exportação, que entraram em vigor em 1º de junho, incluirndo aves vivas, carcaças inteiras, carne resfriada e congelada, partes de frango e produtos à base de frango, informou o Ministério da Agricultura e Indústrias de Alimentos em comunicado na quarta-feira (1). Nuggets de frango, hambúrgueres e salsichas também serão proibidos.

A mudança da Malásia é um grande golpe para Cingapura, que importa cerca de um terço de sua oferta de seu vizinho. A proibição deixou as lojas de Cingapura que vendem produtos de frango no limbo. Os consumidores estão apreensivos sobre se ainda poderão desfrutar de arroz de frango, uma das refeições mais populares de Cingapura. 

A proibição é a mais recente de uma série de medidas governamentais destinadas a diminuir os preços domésticos, à medida que nações de todo o mundo lutam contra o aumento dos custos dos alimentos, em parte devido à guerra na Ucrânia que limita o fornecimento de alimentos. A Indonésia recentemente proibiu temporariamente as exportações de óleo de palma, a Índia restringiu as exportações de trigo e açúcar e a Sérvia e o Cazaquistão impuseram cotas para embarques de grãos. 

A mídia de Cingapura, incluindo Business Times e CNA , informou anteriormente que os embarques de alguns frangos de alta qualidade ainda seriam permitidos, citando um porta-voz da Aqina Farm, que vende frangos kampung (ou caipiras) e frangos de corte regulares. A empresa disse que confirmou isso por meio de reuniões virtuais com autoridades relevantes na Malásia, segundo a mídia local. 

Essa situação mudou na terça-feira com o Business Times informando que esses produtos não seriam permitidos, citando a Fazenda Aqina. A empresa não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários da Bloomberg News. 

A Agência de Alimentos de Cingapura disse na quarta-feira que a Malásia disse oficialmente que proibirá as exportações de frango vivo, frango inteiro, cortes e partes de frango a partir de 1º de junho até novo aviso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário