EUA relatam surto de gripe aviária na Califórnia

Publicado em 20/06/2022 08:39

Logotipo Reuters

Os Estados Unidos relataram uma forma leve de gripe aviária em uma fazenda de perus na Califórnia, disse a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) nesta quarta-feira, o mais recente de uma série de surtos a atingir a indústria avícola norte-americana em últimos meses.

O Departamento de Agricultura dos EUA disse em um relatório publicado no site da OIE que um rebanho comercial de perus no condado de Merced, perto de San Francisco, estava tossindo com um ligeiro aumento na mortalidade na semana passada.

As amostras foram submetidas a testes laboratoriais e foram confirmadas positivas para a gripe aviária H7N3 de baixa patogenicidade, disse.

As instalações infectadas foram colocadas em quarentena após descobertas preliminares e uma investigação epidemiológica foi iniciada, disse. Vigilância de acompanhamento e testes em 10 fazendas associadas mostraram resultados negativos para a gripe aviária.

A cepa descoberta diferia da gripe aviária H5N2, altamente patogênica, encontrada recentemente em outros estados, notadamente no Arkansas, o coração da região produtora de aves dos Estados Unidos.

Também foi diferente da gripe aviária H5N8, altamente patogênica, encontrada em uma fazenda de perus na Califórnia em janeiro, que levou cinco mercados de exportação a barrar as importações de aves do estado.

Os vírus da gripe aviária são divididos em dois grupos com base em sua capacidade de causar doenças ou patogenicidade. A gripe aviária altamente patogênica se espalha rapidamente, pode causar doenças graves e tem altas taxas de mortalidade em aves. Os tipos H5N1 e H7N9 também foram encontrados em humanos, causando várias centenas de mortes.

A gripe aviária de baixa patogenicidade causa doenças mais leves que podem não ser detectadas.

No entanto, a variante H7 pode se transformar em um tipo altamente patogênico, exigindo extrema precaução mesmo em casos de surtos de baixa patogenicidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário